Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O desespero dos Bancos tradicionais com a chegada dos bancos digitais

Saiba mais sobre a disputa entre essas instituições.

Há um bom tempo os bancos digitais vem conquistando um espaço significativo na vida dos brasileiros. Afinal, com uma facilidade antes pouco vista para realizar transações financeiras, bem como a isenção de taxas como a anuidade, essas instituições realmente se tornam bem vantajosas. No entanto, mesmo com a sua popularização, os grandes bancos também não ficam para trás. Com isso, cria-se uma intensa competição entre os chamados bancos tradicionais, as fintechs e bancos digitais. Para saber mais, confira a seguir.

Grandes bancos e o desespero dos bancos digitais chegando em massa

Um bom exemplo disso sem dúvida foi o lançamento do serviço do Pix. Na época, diversas instituições criaram promoções e ofertas atraentes para que seus clientes criassem chaves. Assim, o Banco do Brasil, por exemplo, sorteou valores para quem fizesse a migração das chaves para o banco. O C6 Bank, por outro lado, oferecia pontos Átomos para seus usuários. Já o Santander, além de sorteios, também fazia isenção da anuidade do cartão.

Agora, com a chegada do Open Banking, a guerra pelos clientes voltou a ganhar força. A parte boa é que, caso o cliente aceite participar da operação, será possível ter mais informações sobre ele e melhorar os produtos, entregando ao consumidor aquilo que ele realmente almeja. Por outro lado, muitas pessoas percebem que um bom limite no cartão de crédito, cashback e vantagens exclusivas ainda são oferecidos, essencialmente, por bancos digitais.

Mas, apesar da concorrência, os grandes bancos ainda têm a seu favor alguns fatores. O principal deles é o número de clientes. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, a Caixa contava com 145,3 milhões de usuários. Já o Bradesco contava com 98,6 milhões de clientes. O Itaú vem logo atrás, com 82,9 milhões de clientes, enquanto que o Santander conta com 51,3 milhões.

Para comparação, o Nubank, o banco digital e fintech mais popular atualmente, possui 40 milhões de clientes. O Banco Inter, por sua vez, possui cerca de 12 milhões de contas ativas. E aí, quem você acha que vai ganhar essa briga?

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: izkes / shutterstock.com