Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BC diz que vai ser possível acessar o seu banco por rede social no futuro

Já pensou na possibilidade? Abrir a sua rede social e acessar o seu banco? Pode parecer estranho, mas segundo o Banco Central (BC), essa “loucura” pode acontecer. As transformações no setor de pagamentos são muitas, tais como o Pix. Agora o BC estuda implantar o sistema financeiro aberto, o Open Banking, e como mudar a forma como o brasileiro se relaciona com o seu banco. 

BC diz que vai ser possível acessar o seu banco por rede social no futuro

O presidente do BC, Roberto Campos Neto afirma que a autoridade monetária do Brasil, estuda e tenta prever, como vai ser a intermediação financeira do futuro. Para o presidente do BC, uma das possibilidades, é acessar o banco através da rede social. Ou ainda, que aconteça a fusão desses canais. 

Em um seminário na última segunda-feira (28), o presidente do BC diz que “Os dados produzidos são um ativo muito valioso, difícil de ser mensurado. Geram receita e não pagam imposto. Qual vai ser a intermediação financeira do futuro? Por qual canal? As pessoas vão entrar no banco via mídia social? Vão virar um canal só?”.

O presidente do BC destacou a tendência de entrada de empresas de mídias sociais, e big techs no mercado financeiro. Ele afirma que “No Brasil temos o WhatsApp Pay e em outros países vemos movimentos parecidos. Há uma disputa no mercado de dados”. Além disso, Campos Neto reforçou que o novo sistema dá mais poderes ao brasileiro sobre os seus dados.

“Uma outra discussão é sobre como monetizar os dados, gerar dinheiro. A informação é muito relevante, grande parte do negócio é o quanto eu conheço meu cliente. Se eu conheço [o consumidor], posso oferecer produtos melhores, sob medida. Além disso, conheço o risco, posso apreçar melhor. Isso vai fazer com que os preços dos produtos caiam” afirma o presidente do BC.

Por fim, o presidente do BC diz que a tendência é que ocorra um empoderamento do cliente em relação às suas informações.”Esse movimento vai cada vez mais dando empoderamento para as pessoas. No futuro poderemos ter carteiras digitais. Em vez de colocarem dinheiro, poderão colocar seus dados e fazer negócio com eles”, finalizou Campos Neto.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook,  Twitter,  Twitch  e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Song_about_summer / Shutterstock.com