Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos a ESTA data; confira

Para evitar o cancelamento dos repasses do Bolsa Família, os beneficiários devem atualizar seu cadastro até essa data. Confira!

Na semana passada, Wellington Dias (PT), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, anunciou que 1,2 milhão de famílias do Bolsa Família foram bloqueadas devido a suspeitas de irregularidades nos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Assim, esses beneficiários não receberão os repasses de abril, nem mesmo de maio enquanto não atualizarem o cadastro.

Contudo, os bloqueios não devem parar por aí, já que a previsão é que eles sejam realizados por 60 dias. Assim, de acordo com o governo, as famílias devem fazer a atualização cadastral do CadÚnico até o dia 16 de junho para evitar serem canceladas definitivamente do programa e perder o direito ao benefício.

Desbloqueio do Bolsa Família

Portanto, se a atualização cadastral for feita dentro dos 60 dias e o governo comprovar que não há irregularidades nas informações prestadas pelos beneficiários, o pagamento será desbloqueado, inclusive de valores retroativos dos meses que não recebeu devido ao bloqueio.

Vale ressaltar, que neste mês de abril, foram bloqueados principalmente as famílias unipessoais, ou seja, aqueles que declaram que moram sozinhos, pois há grande desconfiança do Ministério do Desenvolvimento Social de que muitos desses beneficiários foram incluídos no Bolsa Família por meio de dados mentirosos e que, na verdade, essas pessoas já moram com outras pessoas que já recebem o benefício.

Portanto, uma família só estaria recebendo mais de um pagamento do Bolsa Família por mês, que é ilegal e configura fraude.

Regularização do CadÚnico

Diante disso, é preciso que aqueles que sofreram o bloqueio do Bolsa Família se dirijam a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo a sua residência até dia 16 de junho, munido dos documentos pessoais de todos que residem na mesma casa, além de comprovante de residência atualizado.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com