Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Bolsa Família podem perder o benefício; entenda

Saiba como a revisão do CadÚnico pode afetar beneficiários do Bolsa Família e como atualizar seus dados para evitar perda do benefício!

Em busca de combater fraudes e realizar atualizações necessárias, o governo federal deu início a uma revisão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Desse modo, o foco está especialmente voltado ao Bolsa Família, que pode ter beneficiários afetados por essa medida.

Sendo assim, com a retomada da revisão no CadÚnico, confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, todos os beneficiários do programa Bolsa Família passarão por esse processo.

Acredita-se que aproximadamente 7 milhões de famílias possuam informações desatualizadas em seus cadastros. Portanto, foram convocadas para atualizar seus dados, sob risco de perder a assistência do programa.

Cadastros do Bolsa Família

Mão segurando novo cartão do Bolsa Família.
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

A revisão abrange a análise de todas as informações fornecidas pelas famílias, a fim de comparar dados com outros sistemas. Caso sejam detectadas inconsistências, falhas ou indícios de falsidade, a família será chamada para atualizar seus dados.

Assim, é uma oportunidade para se defenderem e continuarem participando dos programas sociais. Logo, a revisão do CadÚnico é uma prática comum e acontece regularmente nos programas sociais do governo federal, assegurando a integridade dos dados e a correta distribuição dos benefícios.

Portanto, a atualização constante e honesta dos dados de beneficiários do Bolsa Família é de extrema importância. Para aqueles que foram convocados para a revisão cadastral, é indicado procurar o setor responsável o mais rapidamente possível para evitar a suspensão do benefício.

Veja também:

Trabalhadores escaparam da reforma: veja quem ainda pode se aposentar na antiga regra do INSS

Situações que podem resultar na perda do benefício

Existem várias situações que podem levar à perda do benefício do Bolsa Família após a revisão cadastral. Dessa maneira, alguns dos critérios incluem:

  • Família sem atualizar os dados no CadÚnico há mais de dois anos;
  • Renda familiar superior à informada no cadastro;
  • Discrepâncias no número de moradores no mesmo endereço omitidos no CadÚnico;
  • Descumprimento na frequência escolar de crianças e jovens;
  • Faltas nas consultas de saúde e na vacinação de crianças e jovens, não seguindo o calendário nacional de imunização.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com