Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Bolsa Família recebem PÉSSIMA notícia do governo

Governo está analisando os cadastros do Bolsa Família e suspendendo o auxílio para determinados grupos. Saiba mais.

Os beneficiários do Bolsa Família precisam manter atualizados os dados no Cadastro Único (Cadúnico). Isso porque, o governo federal está analisando todas as famílias cadastradas e suspendendo o benefício para aqueles que estão inseridos de forma irregular.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), durante a análise dos cadastros foram encontradas algumas irregularidades, como homens solteiros beneficiários do programa social. Essa categoria até pode receber o auxílio, mas mediante a comprovação de renda e da vulnerabilidade social.

Cadúnico atualizado é obrigatório para receber o Bolsa Família

O principal programa de auxílio de renda do governo federal é o Bolsa Família. Mas, para que os beneficiários possam receber o auxílio de forma regular, os dados informados no Cadúnico precisam ser verdadeiros e comprovados. Caso, após a verificação, seja identificado o recebimento irregular, o benefício será bloqueado.

Assim, o representante familiar responsável pelo recebimento do Bolsa Família precisa manter atualizada as informações no cadastro do governo para que não tenha problemas no momento de receber o auxílio. Para fazer as atualizações é preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, portando as informações e as comprovações necessárias.

Onde acessar informações sobre o benefício?

Muitas famílias só percebem que estão com o Cadúnico desatualizado quando deixam de receber o Bolsa Família. No entanto, esse controle pode ser feito ao longo do mês através de vários canais disponibilizados pelo governo. Veja:

Vale ressaltar que o Cadúnico precisa ser atualizado mediante qualquer alteração que aconteça na família. Saiba quais são as situações em que o representante familiar precisa atualizar o cadastro para receber o auxílio:

  • Nascimento ou morte de algum membro;
  • Mudança de endereço;
  • Alteração na renda familiar;
  • Mudança de escola.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com