Beneficiários do Bolsa Família são CONVOCADOS com urgência para atualização dos dados
Os beneficiários do Bolsa Família devem manter o cadastro atualizado para não correr riscos de perder o benefício. Entenda!
Os beneficiários do Bolsa Família, um programa de assistência social do governo brasileiro, recebem suporte financeiro em todo o país. Dessa forma, para garantir a manutenção do recebimento dos benefícios, é crucial que essas pessoas mantenham suas informações constantemente atualizadas em seu Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).
Recentemente, foi emitido um comunicado pelo programa sobre a necessidade urgente de atualização de dados. Saiba mais informações sobre o que fazer nesse caso a seguir!
Atualização cadastral necessária aos beneficiários do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza uma revisão cadastral periodicamente com o objetivo de verificar a veracidade das informações fornecidas pelas famílias cadastradas. A realização desta revisão pelo beneficiário é importante a para a manutenção da integridade do Bolsa Família e de outros programas sociais que dependem do CadÚnico para funcionar.
Assim, a atualização dos dados cadastrais pode ser necessária por vários motivos. Entre eles estão o fato de os dados terem atualização há mais de dois anos, uma convocação direta do governo, ou a iniciativa da família beneficiária.
Para evitar a suspensão dos benefícios, portanto, é crucial comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dentro do prazo estabelecido, independentemente do motivo.
Como proceder para atualizar os dados cadastrais?
Durante o processo de atualização dos dados, o beneficiário do Bolsa Família deve notificar o CRAS sobre qualquer mudança de endereço, mudança de escola das crianças e adolescentes, nascimento ou morte de membros da família, aumento no valor da renda per capita e/ou entrada ou saída de um novo membro na família, por exemplo.
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Por fim, para atualizar os dados no Cadastro Único, é necessário apresentar algumas documentações, portanto. São elas:
- Documento de identidade com foto do titular e de todos os membros da família;
- Comprovante de endereço;
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de renda (pode ser um holerite, recibo, termo de pensão, extrato bancário, etc.);
- Comprovante de frequência escolar;
- Carteirinha de vacinação das crianças;
- Certificado de pré-natal, se aplicável.
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