Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

URGENTE: beneficiários do Bolsa Família estão tendo seus cadastros excluídos de forma definitiva

Governo faz pente-fino no Bolsa Família e exclui os cadastros de vários beneficiários do programa. Entenda o que está acontecendo.

O governo já havia anunciado que faria um pente-fino nos cadastros do Bolsa Família, pois, existem indícios de irregularidades em vários pagamentos. Os primeiros resultados, no entanto, começam a aparecer agora em março, quando cerca de 1,5 milhão de beneficiários deixarão de receber o benefício. 

Entretanto, não é de hoje que órgãos do próprio governo apontam irregularidades nos repasses dos programas sociais. De acordo com eles, várias pessoas estariam recebendo o dinheiro sem cumprir com as obrigações básicas exigidas para fazer parte do programa.

Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social está realizando um pente-fino em todos os cadastros do Bolsa Família. Conforme o ministro chefe da pasta, Wellington Dias, há irregularidades em 2,5 milhões de cadastros. Confira, a seguir, sobre as exclusões e a busca ativa.

Beneficiários estão sendo excluídos do Bolsa Família

Durante o processo de fiscalização se destacou os casos de beneficiários que recebem em torno de 9 salários mínimos por mês e estão cadastrados no Bolsa Família. No entanto, vale lembrar que, a renda per capita máxima para fazer parte do programa é de R$ 218. 

Diante dessa situação, já para o mês de março, cerca de 1,5 milhão de pessoas com cadastros irregulares não vão receber o repasse do governo. Além disso, até o fim do ano, o governo pretende cortar mais 1 milhão de benefícios pelo mesmo motivo. 

A partir de março, quem tiver cadastro irregular será convocado para comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para atualizar as suas informações. Caso o recebimento indevido seja comprovado, o pagamento do Bolsa Família será bloqueado. 

Busca Ativa

Ao mesmo tempo em que o governo faz o pente-fino para encontrar irregularidades no pagamento do Bolsa Família, também realiza uma busca ativa para identificar os cidadãos que têm direito, mas não fazem parte do programa. 

Por fim, a estimativa do governo é que 700 mil famílias podem ser incluídas e comecem a receber os repasses mensais.

Imagem: rafapress/shutterstock.com