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Beneficiários do BPC também precisam atualizar o CadÚnico?

Aqueles que recebem o BPC também têm a necessidade de atualizar os dados no CadÚnico? Confira a resposta por aqui!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um dos mais importantes bancos de dados para que os beneficiários comprovem que podem receber assistência financeira. Porém, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisa atualizar o CadÚnico?

Muitas vezes, fazer essa atualização, no caso dos recebedores desse auxílio, pode ser apenas uma formalidade. Sendo assim, entenda a importância dessa ação na sequência do texto.

Por que pessoas que recebem BPC precisam atualizar o CadÚnico?

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo CadÚnico
Imagem: JERO SenneGs / Shutterstock.com

O BPC tem função vital para milhares de brasileiros que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Contudo, a manutenção deste benefício implica em algumas responsabilidades para aqueles que recebem as quantias desse auxílio. Entre elas, portanto, está a obrigatoriedade de renovar os dados no CadÚnico.

Sendo assim, através desse cadastro, o governo tem conhecimento das famílias que encontram-se em situações financeiras difíceis. Logo, é possível garantir que o benefício seja direcionado a quem realmente precisa. Por isso, é imprescindível que os beneficiários do BPC atualizem o CadÚnico para que possam obter o recebimento constante das quantias.

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Como realizar a atualização do cadastro BPC?

A atualização do cadastro acontece tanto no site quanto no aplicativo do CadÚnico (Android, iOS). Trata-se de um processo simples, em que devem ser verificados os dados pessoais, como o endereço residencial e a composição familiar.

Se ao verificar essas informações tudo estiver correto, basta confirmar a atualização. Caso contrário, se for necessário incluir, alterar ou excluir informações, o beneficiário deverá recorrer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e proceder as mudanças necessárias.

Por fim, a atualização do cadastro é uma exigência para a continuidade do benefício. Aquelas pessoas que não atualizarem poderão ter a suspensão do auxílio. Por isso, é fundamental que os dados estejam sempre corretos, garantindo, assim, a regularidade desse pagamento tão importante aos beneficiários.

Imagem: JERO SenneGs / Shutterstock.com