Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Moeda de 50 centavos que talvez esteja na sua carteira pode te render uma grana extra

Se você tiver ESTA moeda de 50 centavos no bolso, pode receber um ótimo dinheiro com ela; entenda como isso acontece.

A sua velha moeda de 50 centavos de real pode estar bem mais valiosa em 2023. Afinal, a numismática – o estudo ou coleção de moedas, notas e outros itens monetários – é uma atividade lucrativa para muitos. 

A peça em questão a que nos referimos foi fabricada em 1994. Este, inclusive, foi o primeiro ano de fabricação do Real. Ela pode valer R$ 120, se for aquele modelo mais fino. Como você pode notar, hoje em dia é possível obter uma renda significativa com essa moeda.

Se você tiver em casa uma dessas peças raras, você pode vendê-la tanto online quanto fisicamente em lojas especializadas. Independentemente do caminho escolhido, é importante lembrar que o valor final da moeda rara depende de vários fatores. 

Quais características tornam algumas moedas tão valiosas?

moedas de 50 centavos uma do lado da outra em fundo verde

Imagem: Mateus Andre / Shutterstock.com

Para entender melhor o valor da moeda de 50 centavos, precisamos primeiro entender porque algumas peças são muito procuradas por colecionadores. Em primeiro lugar, temos o teor comemorativo. 

Veja também: Pagamentos do Bolsa Família podem chegar a R$ 1 mil para algumas famílias

Moedas que foram cunhadas para celebrar eventos importantes acabam atraindo a atenção dos colecionadores. Da mesma forma, a tiragem limitada pode fazer com que uma peça se torne rara e ganhe valor ao longo do tempo. 

Além disso, erros de cunhagem, por mais raros que sejam, podem tornar uma moeda particularmente atraente para colecionadores e valorizada. Por fim, a idade também pode influenciar seu valor – geralmente, quanto mais antiga a peça, mais cara ela será.

Condições que elevam o valor

Os numismáticos usam uma classificação especial para definir o valor das moedas raras, baseada principalmente em seu estado de conservação. Com isso, o valor pode variar de acordo com a característica da peça.

Assim, para obter um alto valor em leilões, a moeda de 50 centavos precisa estar bem conservada. Existem diversas formas de vender sua peça rara de 50 centavos. Por exemplo, você pode anunciar em plataformas de e-commerce, como OLX e Mercado Livre. 

Outra opção é participar de grupos específicos de numismática no Facebook, onde você pode interagir diretamente com especialistas e possíveis compradores. Por fim, você ainda pode oferecer as suas moedas raras nos perfis dos colecionadores.

Imagem: Mateus Andre / Shutterstock.com