Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários reclamam de atraso no pagamento de auxílio

Dezenas de famílias beneficiárias reclamam de atraso no pagamento do auxílio, suspendido pelo governo. Saiba mais a seguir:

Com votação ocorrida na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no último dia 29 de junho, o auxílio Supera RJ teve fim programado para 60 dias. No entanto, as famílias reclamam dos atrasos dos pagamentos.

De acordo com a oposição do governo estadual, de Cláudio Castro (PL), o governo não tem cumprido com as garantias estabelecidas na votação. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a situação.

Atraso no pagamento do auxílio Supera RJ preocupa famílias beneficiárias

Durante a votação que programou o fim do benefício para 60 dias, foram 47 votos a 19 pela extinção do benefício, sem abstenções. Assim, estabelecido que fossem feitos os pagamentos retroativos dos meses de maio e junho que não haviam sido pagos. 

Apesar disso, o pagamento do auxílio segue suspenso desde abril, segundo a assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS). O órgão explica que o motivo da interrupção dos repasses do Supera RJ seria porque as despesas a partir daquele momento estariam ferindo o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Estado do Rio.

O motivo da suspensão dos pagamentos do auxílio também pode ser explicado pela ausência de sanção do governador, para a decisão estabelecida em votação na Alerj.

Oposição afirma que cobrará explicações

Enquanto o auxílio Supera RJ se encontra suspenso, o líder da oposição na assembleia, Yuri, do PSOL, afirma que irá oficializar uma cobrança de explicações referente ao desenrolar do projeto.

À coluna Extra, Yuri ressalta os dois meses sem o recebimento do benefício por parte das mais de 66 famílias contempladas pelo auxílio.

“Após ter tirado o direito de outras dezenas de milhares de famílias, sem qualquer aviso, e tentando acabar com o programa do dia para a noite, Cláudio Castro, agora não cumpre o que aprovamos na Alerj”, completa.

O programa Supera RJ contemplou mais de 471 mil pessoas no Estado e atualmente conta com 64.921 beneficiários ativos. O auxílio suspenso oferece até R$ 300 para famílias em situação de baixa renda e sem acesso ao Bolsa Família.

Imagem: perfectlab/ Shutterstock.com