Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefício social destas pessoas pode estar sendo DESVIADO; entenda

População reclama da falta de transparência e relata impedimento de recebimento de benefícios do governo. Veja!

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ações de ONGs na Amazônia ouviu representantes dos povos indígenas. Eles criticaram a presença dos órgãos na região e relataram a falta de transparência e diálogo com as comunicados locais.

Alegaram, também, que houve descaso com a população. Os depoimentos aconteceram no Plenário do Senado, na última terça-feira (27).

Uma das lideranças presentes foi o cacique Adriel Kokama, da região do Alto Solimões, no Amazonas. Em sua fala, afirmou que as ONGs falam em nome dos indígenas para receber dinheiro.

Benefícios tirados dos indígenas

Valdecir Baniwa, representante da comunidade de Castelo Branco, em São Gabriel da Cachoeira (AM), foi mais um que marcou presença. Em seu depoimento, revelou que as organizações impediram a chegada de recursos à população local.

Um desses benefícios é o Bolsa Família, o único que abrange todas as comunidade da região. Ele reclamou da falta de mais programas, além do fato de não receber dinheiro doado pelas ONGs.

“Dentro das terras indígenas, a desigualdade econômica e social a cada ano está aumentando. O Fundo Amazônia é muito falado, mas em nenhum momento chegou na ponta, na comunidade. Eu sou morador da comunidade, sou indígena que me criei pescando no rio Içana. Cadê aquele dinheiro doado pelos estrangeiros para as ONGs da região amazônica? Quem está sendo beneficiado? Nós vivemos de suor, trabalhamos”, disse.

Uma das organizações citadas foi a Instituição Socioambiental (ISA), presente em quatro estados da Amazônia Legal. Segundo Valdecir, o ISA iniciou um projeto na região para a criação de peixes, mas não teve continuidade e foi abandonado. Ele afirma que o local é “criadouro de mosquito da malária”.

ONGs não contribuem para a Floresta

O cacique Adriel também acusou as ONGs de não estarem contribuindo para a Floresta Amazônica. O dinheiro repassado aos órgãos não é utilizado em medidas de combate ao desmatamento e preservação da Floresta.

Ele também questionou o motivo dos indígenas não poderem extrair minério em suas áreas e usou os exemplos dos Estados Unidos e Canadá, que extraem recursos naturais.

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock.com