Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefício usado incorretamente não será pago este mês

O uso incorreto do benefício veio à tona após análise de dados de consumo de um importante item. Saiba mais sobre o que pode acontecer!!

Para muitas pessoas, os auxílios mensais são a única fonte de renda, sendo utilizados para a compra de alimentos básicos e pagamento de contas de consumo. Assim, dentre os repasses realizados pelo Governo Federal está um benefício chamado Auxílio Gás, que deve ser usado para aquisição de um botijão.

Todavia, segundo o Sindicato das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), as famílias beneficiárias não estão usando o auxílio para a finalidade certa (o vale é pago a cada dois meses). Neste mês, por exemplo, os usuários não receberão o ticket que corresponde a 100% do preço médio do botijão de 13kg.

O que alega o Sindigás sobre o uso indevido do benefício?

Dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que, no último ano, o consumo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) reduziu 1,13% nos domicílios brasileiros. Logo, segundo o sindicato, a diminuição da venda mostra que o benefício não está sendo usado para compra de gás, mas para outras necessidades.

Assim, o Sindigás questiona a ausência de regras para destinação do dinheiro. Atualmente, o governo deposita o auxílio em conta básica ou mesmo em de poupança social. Desse modo, para a entidade, o carimbo da União pode certificar que os beneficiários vão destinar os recursos para o que está previsto.

Além disso, o sindicato traz um alerta em relação ao ato de salvar o dinheiro do vale para usar em outras necessidades. Acontece, entretanto, que os lares destinam os valores para aquisição de alimentos e utilizam lenha para cozinhar, algo que pode gerar doenças a longo prazo, além do risco de queimaduras.

Como funciona o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é um benefício às famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal per capita igual ou menor que meio salário mínimo. Nesse sentido, o vale é pago também aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O recebimento do benefício obedece ao mesmo calendário do Bolsa Família, mas é realizado a cada dois meses, apenas. Dessa forma, como foi liberado em junho, o Auxílio Gás voltará a ser repassado em agosto, nas seguintes datas:

Final do NISData de pagamento
118/08
221/08
322/08
423/08
524/08
625/08
728/08
829/08
930/08
031/08

Imagem: create jobs 51/ shutterstock.com