Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bicicletas GRÁTIS já estão disponíveis para esta cidade; saiba mais

Uma grande cidade passará a oferecer bicicletas gratuitas para os seus moradores a partir desta segunda-feira. Veja.

Já pensou em ter acesso ilimitado e gratuito à bicicletas no seu dia a dia? Os moradores de Lisboa, capital de Portugal, começarão essa semana a experimentar esse benefício.

Os residentes da cidade que possuem o “passe Navegante” (cartão que dá acesso à todos os serviços de transporte público) poderão desfrutar planamente das “bikes” a partir desta segunda-feira (5).

Bicicletas para todos em Lisboa

A determinação, que desde o dia 26 de maio já valia para jovens entre 16 e 23 anos e para idosos com mais de 65 anos, agora abarca todos os residentes da cidade que portam o passe Navegante.

De acordo com a medida, o benefício pode ser concedido para as pessoas com domicílio fiscal em Lisboa que comprarem o passe. Dessa forma, turistas não poderão aproveitar a vantagem, que fica restrita a moradores da cidade.

Projeto sustentável

Na ocasião da apresentação da proposta, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, explicou que o principal objetivo do projeto é o avanço da descarbonização da cidade.

A disponibilização de bicicletas grátis contribui para o meio ambiente à medida que fará com que menos pessoas usem transportes que emitem poluentes, como carros. Além disso, o projeto incentiva o uso de uma modalidade “limpa”.

Ainda de acordo com Moedas, a decisão é uma continuação do “movimento de descarbonização”. O parlamentar afirmou, inclusive, que defende a gratuidade dos transportes públicos para jovens e idosos. No entanto, isso não depende apenas dele.

Como usar as bicicletas?

Durante a apresentação do projeto, Carlos Moedas explicou que as bicicletas “Gira” (como serão chamadas) podem ser liberadas pelos jovens e idosos apenas com a exibição do passe Navegante em seus celulares.

Já para o resto da população, é necessário provar a residência em Lisboa para obter o “passe livre” das bikes. Desse modo, os cidadãos precisam se dirigir a uma loja EMEL (Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa que gere a Gira), portando um comprovante de residência.

Imagem: Jacob Lund / Shutterstock.com