Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bitcoin pode se tornar um método de pagamento em breve

O bitcoin, uma das maiores criptomoedas do Brasil, pode em breve entrar no dia a dia dos consumidores como método de pagamento; veja!

Nos últimos anos, o bitcoin se tornou um dos grandes destaques do mercado financeiro, tanto por ser a primeira criptomoeda do mundo, como pela alta rentabilidade que ele conquistou ao longo dos anos. No entanto, agora é possível que o ativo entre de vez no dia a dia do consumidor ao se tornar um método de pagamento.

Segundo especialistas do mercado de criptoativos, o projeto vem sendo discutido há tempos justamente para implementar o ativo no dia a dia do consumidor e aproximá-lo da realidade da população. No entanto, a ideia não recebeu tanta atenção da opinião pública pela volatilidade que enfrentou nos últimos meses.

Quais são as facilidades deste método de pagamento

A maior vantagem de usar o bitcoin em transações comerciais são os baixos custos em comparação com o sistema bancário, que possui diversas taxas envolvidas, tornando o processo mais alto. 

Outro fator que favorece o bitcoin seria a agilidade e velocidade de transicionar valores, se tornando muito mais atrativo para as operações internacionais, por exemplo. No entanto, o que estaria atrasando que isso se tornasse um método de pagamento seriam as instabilidades do setor.

Além da quebra da FTX, que abalou a confiança no mercado, outros fatores que deixariam os cidadãos comuns inseguros seria a volatilidade dos preços e a incerteza da regulamentação em relação ao setor. 

Aumento nas transações com o bitcoin

Embora o bitcoin não seja usado pela maioria da população como método de pagamento, hoje em dia já é possível realizar transações e a expectativa dos especialistas é que o método se popularize cada vez mais.

Hoje, o protocolo de pagamentos ‘Lightning Network’, que usa o blockchain para viabilizar pagamentos no universo de cripto, atingiu um recorde de armazenamento de moedas, demonstrando que a procura por este método já tem crescido. 

Além disso, a empresa BitPay revelou que em 2022 houve uma alta de 18% nas transações comerciais envolvendo o bitcoin em relação a 2021.

Imagem: Ginger_Cat/shutterstock.com