Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: como usar o seu cartão de crédito da melhor forma?

Com a Black Friday chegando, saber usar o cartão de crédito nas compras pode evitar problemas futuros. Confira as dicas.

A Black Friday tem como data oficial o dia 25 de novembro, no entanto os descontos começaram assim que o mês teve início. Este é um momento em que muitas pessoas esperam para realizar boas compras. Como o cartão de crédito ainda é a forma de pagamento mais usada pelos brasileiros, saber como usá-lo é fundamental. 

Por isso, fique atento às dicas para usar o crédito nessa época do ano e fazer boas compras sem sair com prejuízos. 

Dicas para usar o cartão de crédito na Black Friday 

É importante lembrar que o cartão de crédito precisa ser usado com responsabilidade, já que o atraso no pagamento de faturas, além de comprometer o histórico financeiro, acarreta em juros altos e dívidas que crescem significativamente. 

Dito isso, confira como fazer um bom uso do cartão neste período de descontos.

  • Tenha em mente que o cartão de crédito é uma forma de pagamento como qualquer outra e deve ser pago futuramente na data certa;
  • Não extrapole com as compras no cartão, a fatura chegará em breve;
  • Só opte por pagamentos à vista quando o desconto for muito vantajoso;
  • Use o cartão de crédito como uma forma de concentrar os gastos e ter controle das despesas;
  • Não use o cartão de crédito para parcelar compras mais caras se o valor da parcela for ficar muito alto, lembre-se: o atraso no pagamento da fatura gera altos juros;
  • Para compras mais caras, opte por linhas de crédito específicas, elas costumam oferecer melhores condições quando comparadas com o cartão de crédito.

Dicas para comprar na Black Friday 

Agora, veja algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer boas compras na Black Friday sem causar problemas futuros. 

  • Questione se precisa mesmo daquele produto;
  • Pesquise os preços em diferentes lugares e veja se realmente há bons descontos;
  • Se tiver o dinheiro do produto, pense sobre a melhor forma de pagar: à vista ou a prazo.

Vale ressaltar que esse período de alto consumo costuma chamar a atenção de golpistas. Por isso, é fundamental conhecer bem o vendedor ou a loja e desconfiar de itens muito baratos em comparação com o restante do mercado. 

Para as compras online, o cuidado precisa ser redobrado. Não clique em links desconhecidos e busque por sites e plataformas verificadas e seguras. 

Imagem: Yulia Grigoryeva / Shutterstock.com