Black Friday: compras online devem gerar um faturamento de R$ 7,1 bilhões neste ano
Com a reta final da Black Friday, as projeções apontam para um faturamento expressivo no ambiente digital. Saiba mais!
As vendas da Black Friday se estenderam para o ambiente digital ao longo dos últimos anos. Atualmente, muitos consumidores preferem fazer suas compras apenas em lojas online. Sendo assim, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o faturamento neste ano deve ultrapassar a casa dos R$ 7,1 bilhões, apenas nas vendas pela internet.
Vale destacar que para atender a ampla demanda, as empresas têm usado inteligência artificial. A utilização da IA não se limita apenas a oferecer produtos, mas estende-se até a conclusão da venda, trabalhando para tornar as entregas mais eficientes. Nos armazéns, a IA desenha a rota mais eficaz para a coleta dos produtos vendidos.
Uso da I.A na Black Friday
Uma vez que no período de Black Friday, as vendas aumentam de forma expressiva, com a IA, o processo se torna mais inteligente e eficaz. Elas podem identificar a etiqueta e fazer uma separação final dos produtos por destino. Além disso, a tecnologia também auxilia na roteirização das entregas, tornando todo o processo mais eficiente.
A partir de uma combinação de tecnologia e esforço humano, os processos logísticos são realizados para que a entrega chegue aos clientes da maneira mais rápida possível. Isso é especialmente importante, considerando que uma empresa chegou a fazer 45 vendas online por segundo no terceiro trimestre deste ano.
Processo de entrega
Com a IA, as vendas online são mais inteligentes e eficazes. Elas podem identificar a etiqueta e fazer uma separação final dos produtos por destino. Além disso, a tecnologia também auxilia na roteirização das entregas, tornando todo o processo mais rápido, ainda mais sob a alta demanda da Black Friday.
Desse modo, as rotas para os entregadores são planejadas e atualizadas conforme as entregas ocorrem, especialmente se houver a necessidade de refazer a rota devido, por exemplo, à ausência do consumidor na morada de entrega.
Imagem: New Africa / shutterstock.com