Black Friday: faturamento cai 15% em relação ao ano passado
De acordo com pesquisas, a Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira (24), teve uma queda de 15% em comparação ao ano passado. Veja!
De acordo com as mais recentes pesquisas de consultorias especializadas, a Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira (24), teve uma queda de 15% em comparação ao ano passado. Assim, dados da Neotrust, referência em inteligência de mercado, apontam que houve 5,1 milhões de compras online.
Dessa forma, as vendas totalizaram R$ 3,4 bilhões no período entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o que representou uma média de gasto por pessoa de R$ 675,36. Assim, o evento comercial apresenta queda pela segunda vez consecutiva. Pois, esse cenário já havia sido presenciado em 2022, quando se registrou uma queda de 35% nas vendas em relação a 2021.
Produtos mais vendidos na Black Friday 2023
Portanto, esse recuo nas vendas e no volume de transações aponta para uma tendência preocupante no segmento, contrastando com o que normalmente se espera da Black Friday. Contudo, apesar do declínio no volume total de vendas, certas categorias de produtos mantiveram uma boa performance.
Assim, o ranking de produtos mais vendidos foi liderado por eletrodomésticos, representando 20,8% das vendas. Em seguida, vieram eletrônicos (15,1%) e itens de telefonia (11,9%). Já em relação aos métodos de pagamento, o cartão de crédito reinou absoluto, sendo responsável por 56,5% do total de transações.
Além disso, o público feminino também se destacou nas compras, representando 59% de todos os consumidores. Ademais, a faixa etária que mais realizou compras foi de 36 a 50 anos, com 34,8%, seguida pelo grupo de 26 a 35 anos, com 33,9%. Já os jovens com até 25 anos somaram 17% do total.
Porque a Black Friday 2023 não atingiu as previsões
À vista disso, a Black Friday dente ano não atingiu as previsões estabelecidas antes do evento comercial. Já que, uma projeção feita antes da Black Friday estimava um faturamento de R$ 6,98 bilhões no e-commerce.
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Entretanto, o valor real ficou em R$ 3,4 bilhões no comércio eletrônico, sendo um crescimento de 12,6% em relação a 2022. Neste sentido, é relevante notar que 57% dos consumidores afirmaram que estavam planejando realizar compras nessa época.
Imagem: New Africa / shutterstock.com