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Black Friday pode mexer muito nas finanças de metade do povo brasileiro; entenda

Descubra como a Black Friday afeta as finanças de muitos brasileiros. Prepare-se para economizar e fazer compras inteligentes.

A celebrada Black Friday, que acontecerá no dia 24 de novembro deste ano, aponta para um aumento no interesse nas finanças dos brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pelo Mercado Livre, cerca de 50% dos brasileiros pretendem adquirir mais produtos nessa data em relação à campanha de 2022.

A pesquisa revela ainda que a maioria das compras deve ocorrer através do comércio eletrônico, representando 96% do total. O intuito dos consumidores é investir quantias consideráveis, com 23% dos entrevistados planejando gastar mais de R$2 mil.

Quais produtos lideram a intenção de compras na Black Friday?

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Imagem: Emmanuel DUNAND / AFP

Dentro do ranking de desejos dos consumidores, os eletrodomésticos lideram as intenções de compra, seguidos pelos eletrônicos e por celulares e acessórios de telefonia. Por outro lado, embora os eletrodomésticos liderem as intenções de compras, Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre no Brasil, acrescenta que é comum que os consumidores diversifiquem suas compras.

De acordo com as informações, é raro que os consumidores limitem suas compras durante a Black Friday a apenas uma categoria. Na verdade, quatro em cada dez pessoas, priorizará a compra de eletrônicos. No entanto, produtos de mobiliário e decoração para a casa, apesar de não liderarem a lista, também serão escolhas populares, sendo selecionados por três em cada dez compradores durante a Black Friday.

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Como as empresas se preparam para o evento?

Para dar conta do alto volume de demandas, o Mercado Livre pretende contratar 5.600 trabalhadores temporários. Eles representarão mais de 20% do seu quadro de funcionários na data. As contratações serão direcionadas principalmente para o setor de logística, focando no sucesso de vendas na data, que é considerada a mais importante do ano para o setor.

A intenção de compra à vista é de apenas 18%, ou seja, a maioria dos consumidores preferem paarcelar, principalmente se a opção for sem juros. Ademais, o estudo aponta que as empresas oferecem a opção de parcelamento sem juros porque 49% dos consumidores não realizariam compras sem essa opção. Além disso, é relevante destacar que 75% dos consumidores consideram o frete grátis um fator decisivo.

Imagem: Feelimage / Shutterstock.com