Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bloqueou o cartão por errar a senha? Veja como resolver

Se o cartão foi bloqueado por erro na senha, é possível desbloqueá-lo utilizando caixas eletrônicos ou aplicativos bancários.

Com a popularização dos cartões de crédito e débito, é importante estar atento para evitar problemas como o bloqueio por erro de senha. Para prevenir essa situação, é fundamental memorizar a senha e digitá-la com cuidado.

Contudo, caso o bloqueio ocorra, é possível desbloquear o cartão. Não sabe como? Te explicamos a seguir.

Cartão bloqueado por erro de senha: por que isso acontece?

A imagem mostra uma mulher segurando um cartão e olhando a tela do celular
Imagem: jcomp / Freepik

Os bancos têm um rigoroso sistema de segurança para proteger seus clientes. Assim, se a senha for inserida erroneamente três vezes seguidas, o cartão é automaticamente bloqueado. Essa medida visa prevenir que, em caso de roubo ou furto, pessoas não autorizadas façam uso indevido do cartão.

Portanto, é importante estar atento ao digitar a senha, para evitar o bloqueio. E, em hipótese alguma, anote sua senha e a mantenha junto ao cartão. Isso porque, se o cartão for roubado, a pessoa que o possuir terá também acesso à senha, o que pode levar a problemas financeiros.

Como proceder ao ter o cartão bloqueado por erro de senha?

Se você ultrapassou o limite de tentativas e teve seu cartão bloqueado, a primeira coisa a fazer é manter a calma. Na maioria dos casos, o processo de desbloqueio pode ser feito sem sair de casa, através do aplicativo do banco. Todos os bancos digitais e a grande maioria dos tradicionais oferecem essa opção.

Para isso, basta acessar o aplicativo e seguir o passo a passo para confirmação de dados pessoais e a posterior criação de uma nova senha.

No entanto, se você possui um banco tradicional que não oferece esse serviço, a solução será se dirigir à agência mais próxima para solicitar o desbloqueio pessoalmente.

Prevenção é a melhor solução

Para evitar que essa situação aconteça, procure sempre digitar a senha com calma e sem pressa, garantindo a sua veracidade. Criar uma senha que tenha significado pessoal e seja fácil de lembrar também é uma boa estratégia.

Veja também:

Infalível: Confira 5 passos para liberar empréstimo no Nubank

Além disso, esteja sempre atento ao local onde digita a senha, evitando que outras pessoas possam enxergar. Dessa maneira, utilizando-se da precaução, é possível evitar o bloqueio do cartão por erro de senha e todos os transtornos decorrentes dessa situação.

Imagem: rupixen.com / Unsplash.com