Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boa notícia para o seu bolso: redução em tarifas elétricas é proposta

Proposta de redução nas tarifas elétricas traz boas notícias para seu bolso. Saiba mais e economize. Leia agora!

Nos últimos dias, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a proposta de uma redução média de 0,58% nas tarifas da Roraima Energia. A ideia, que passará por consulta pública entre 25 de outubro e 11 de dezembro, visa atender as demandas dos consumidores, ao mesmo tempo em que busca equilibrar as contas da concessionária.

A previsão para os novos valores entrarem em vigor é a partir de 25 de janeiro de 2024. No entanto, ressalta-se que a proposta de reajuste trará efeitos diferentes para os diversos grupos de consumidores ligados à Roraima Energia.

Quais serão os impactos da redução das tarifas elétricas?

Segundo as informações divulgadas pela agência reguladora, o impacto será sentido principalmente pelos clientes de alta tensão, como as indústrias. A Aneel propôs um aumento médio de 2,60% para esses consumidores. Por outro lado, os consumidores conectados em baixa tensão, que constituem o grupo residencial, devem experienciar uma diminuição média de 1,38% em suas tarifas.

Redução tarifas elétricas
Imagem: KT Stock photos / Shutterstock.com

A proposta da Aneel baseia-se na análise completa dos componentes das tarifas, além de parâmetros envolvidos na operação e no equilíbrio econômico da concessão. Este é o primeiro processo de revisão tarifária da distribuidora após sua privatização. Portanto, o processo tem destaque focado para o cuidado na garantia da sustentabilidade econômica e financeira do serviço prestado.

Veja também:

Novo recurso do PicPay pode facilitar o seu dia a dia; saiba mais

Como a consulta pública contribuirá para a decisão final?

A Aneel promove a transparência e a participação democrática, ao possibilitar que todas as partes interessadas, incluindo consumidores, fornecedores de energia, acionistas e a sociedade em geral, avaliem a proposta e expressem suas opiniões por meio de consulta pública.

Esse procedimento alinha-se com as melhores práticas de governança, garantindo que as tarifas de energia sejam justas e reflitam de maneira precisa os custos reais de fornecimento de energia. Beneficiando, assim, a todos os envolvidos, e promovendo a equidade no setor energético.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com