Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BolePix? Entenda como a nova modalidade do Pix vai funcionar

Descubra o funcionamento da inovadora modalidade do Pix. Saiba mais sobre essa tecnologia e suas vantagens.

O sistema de pagamentos instantâneos Pix, fruto do trabalho do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dará mais um salto revolucionário em janeiro de 2024 com a implantação do BolePix.

Essa nova funcionalidade permitirá o pagamento de boletos diretamente pela plataforma Pix, o que simplificará e tornará mais rápido o pagamento de contas de serviços públicos como água, energia e telefonia. Além disso, as empresas emitentes de boletos economizarão os custos cobrados pelos bancos, conforme noticiado pela Folha de S.P.

Apesar do BolePix ainda não estar em vigor, algumas operadoras, como a Vivo e a Tim, já disponibilizam a opção de pagamento via Pix. Com a chegada do BolePix, os valores a serem pagos serão recalculados automaticamente, tornando possível realizar pagamentos aos finais de semana, se necessário.

Quais outras funcionalidades o Pix vai oferecer?

O Banco Central está trabalhando para implementar mais duas funcionalidades para o Pix, que são o Pix Automático e o Pix Parcelado, e está estudando a viabilidade de implantar o Pix Crédito. Conforme o jornal O Estado de São Paulo informou, essas novas ramificações do Pix têm como objetivo expandir ainda mais as possibilidades de uso do sistema de pagamentos.

O Pix Automático representa uma melhoria no débito automático, permitindo seu uso em pagamentos recorrentes, como os de serviços de streaming, telefonia, energia elétrica e outros.

Segundo o diretor do Banco Central, Renato Dias de Brito Gomes, o Pix Automático promoverá uma grande concorrência entre os bancos. Isso porque, diferente do débito automático, ele não funcionará com base em convênios entre bancos e prestadoras de serviços.

Na imagem, pessoa mexendo na tela do celular com a imagem da sigla Pix.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Como funcionará?

A funcionalidade Pix Parcelado vai funcionar de forma bastante simples: o recebedor da transferência Pix receberá o valor integral. Enquanto a pessoa que enviou poderá parcelar o pagamento ao longo de vários meses, da mesma maneira que um pagamento feito com cartão de crédito ou um empréstimo pessoal.

O cliente solicitará o “adiantamento” ao seu banco, que disponibilizará a quantia para a transferência. Essa que deverá ser paga pelo cliente de acordo com os juros e parcelas definidos pela instituição financeira.

Veja também:

Saque de R$ 6.220 da Caixa está LIBERADO para grupo de brasileiros; veja se você está na lista

O Pix Crédito será uma funcionalidade que dispensará a necessidade de bandeiras e cartões de crédito nas transações instantâneas. De acordo com o Banco Central, isso poderá resultar na redução de custos e taxas de juros.

Imagem: rafapress / shutterstock.com