Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Anvisa cancela registro de medicamento por falta de eficácia; confira

Anvisa cancela registro de medicamento devido à falta de eficácia comprovada. Saiba mais sobre essa decisão importante para sua saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mais conhecida como Anvisa, anunciou nesta semana o cancelamento do registro de um medicamento utilizado para controlar episódios recorrentes de crises dolorosas em pacientes com anemia falciforme.

A notícia gerou preocupação e dúvidas entre os pacientes que convivem com essa doença crônica e seus familiares. Afinal, a anemia falciforme é uma condição hereditária que, inevitavelmente, afeta a qualidade de vida do portador.

Entenda a anemia falciforme

Nesse sentido, os pais transmitem a anemia falciforme, uma doença de caráter hereditário, para seus filhos. Desse modo, caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os semelhantes a uma foice, característica que dá nome à doença. Essas células têm uma membrana extremamente frágil, que se rompe com facilidade, ocasionando a anemia.

Anvisa cancela medicamento
Imagem: Natali Mis/ Shutterstock.com

Crises dolorosas e constantes marcam a doença, podendo surgir na infância e persistir ao longo da vida do paciente. Assim, um dos medicamentos prescritos para controlar esses episódios de dor é o Adakveo® (crizanlizumabe). Contudo, a Anvisa decidiu cancelar seu registro alegando falta de comprovação de eficácia do produto.

Registro cancelado pela Anvisa

Segundo a publicação oficial da agência, a decisão foi tomada após a observação de falhas na comprovação da eficácia do produto durante o acompanhamento do Termo de Compromisso firmado entre a empresa farmacêutica responsável pelo medicamento e a Anvisa.

Ainda, a determinação levou em consideração não apenas a análise da documentação técnica apresentada, mas também consulta junto à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

O que acontecerá com os pacientes que usam o Adakveo®?

Em suma, a Anvisa orienta que os pacientes em tratamento com o Adakveo® devem discutir com seus médicos a manutenção ou não da medicação. Ademais, os profissionais devem pautar essa decisão na avaliação do risco-benefício da indicação terapêutica específica para cada caso.

Veja também:

BolePix? Entenda como a nova modalidade do Pix vai funcionar

No mais, a agência ressalta que, mesmo com o cancelamento, a empresa responsável pelo medicamento poderá solicitar um novo pedido de registro para uma nova avaliação técnica caso apresente dados clínicos que comprovem a eficácia do Adakveo®.

Imagem: rafapress/Shutterstock.com