Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boleto fraudado: 5 dicas para você não cair no golpe

O número de boletos fraudados cresce cada vez mais no Brasil. Fique atento a essas dicas e não caia em golpes!

Os boletos bancários são um meio de pagamento amplamente utilizado no Brasil, seja para quitar contas, efetuar compras online ou realizar transações financeiras. No entanto, como qualquer sistema, eles também estão sujeitos a tentativas de fraude, e isso cresce cada vez mais no Brasil.

Para evitar cair no golpe de boleto fraudado, é essencial, portanto, adotar algumas medidas de segurança. A seguir, serão abordados cinco dicas para proteger suas finanças e garantir que você não seja vítima desse tipo de fraude. Confira!

5 dicas para não cair no golpe do boleto fraudado

Imagem mostra pequena tira de papel com a palavra "golpe" escrita com uma caneta vermelha. Ao lado, há três papéis com código de barras nas pontas
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Identifique a logomarca do banco no boleto antes de realizar o pagamento

Primeiramente, antes de efetuar o pagamento de um boleto, verifique se a logomarca do banco emissor está presente e se corresponde ao banco informado no documento. Além disso, confira se o código de barras contém os números identificadores da instituição financeira, que são os primeiros três dígitos.

Leia também: O que fazer após ter o saldo do FGTS bloqueado?

Tenha certeza de que a fonte que enviou o boleto é confiável

Muitos golpes de boletos falsos começam com o recebimento de um e-mail ou mensagem de texto contendo o documento para pagamento. Analise se a fonte que o enviou é legítima e confiável. Desconfie de mensagens não solicitadas ou de remetentes que não são conhecidos.

Verifique se o beneficiário do boleto está correto

Antes de fazer o pagamento, confirme se o beneficiário ou a empresa que emitiu o documento corresponde à transação que você realizou. Ademais, certifique-se de que os dados do beneficiário estão corretos, incluindo o nome e o CNPJ ou CPF.

Confira se o valor do documento é condizente com a compra

Verifique, também, se o valor total do boleto corresponde ao preço do produto ou serviço adquirido. Golpistas, muitas vezes, tentam atrair vítimas cobrando quantias ligeiramente menores para parecerem mais convincentes.

Confira se o valor que consta no boleto é o mesmo ao digitar o código de barras

Além de averiguar o valor impresso no boleto, ao digitar manualmente o código de barras em seu banco ou aplicativo de pagamento, certifique-se de que o montante seja o mesmo. Não confie apenas na impressão do documento.

É fundamental manter-se atento ao lidar com boletos, especialmente quando não há certeza sobre a origem ou a autenticidade do documento. Por fim, caso suspeite de qualquer irregularidade, entre em contato com o banco emissor ou com a empresa beneficiária para confirmar a validade da cobrança.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital