Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boletos pagos até 13h30 serão compensados no mesmo dia a partir de sexta-feira (15)

A Febraban acredita que a agilização do processamento dos boletos bancários trará benefícios para os brasileiros. Veja mais!

O boleto bancário, um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, passará a ser compensado no mesmo dia se for quitado até às 13h30. No entanto, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as operações que ocorrem após esse horário ainda terão a compensação no prazo de um dia útil (D+1).

Portanto, essa alteração se dará a partir desta sexta-feira (15), e não fará nenhuma diferença para quem está pagando o boleto. Contudo, a agilidade no processamento das operações de pagamento será vantajosa para os credores e também para os compradores em casos de comércio eletrônico. Veja mais detalhes!

Compensação de boletos bancários

Portanto, para colocar em prática essa modernização do processamento de boletos bancários, a Febraban conta com a colaboração de 136 instituições financeiras. De acordo com Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, a princípio, a estimativa é que 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia (D+0), enquanto 43% seriam no prazo D+1.

Presente na vida financeira dos brasileiros desde 1994, o boleto bancário serve para o recebimento de valores referentes a uma ampla gama de transações. Podendo ser utilizado para pagamento de mensalidades, condomínios e planos de saúde até cobranças entre empresas.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Agilidade no recebimento

Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações feitas através de boletos, que totalizaram R$ 5,8 trilhões. Assim, para fazer uma cobrança por meio de boleto bancário, é necessário possuir uma conta em uma instituição financeira e contratar o serviço diretamente no banco.

Veja também:

Governo confirma antecipação do pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Enfim, a Febraban acredita que a agilização do processamento dos boletos bancários trará benefícios tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. Pois, em casos de compras no e-commerce, por exemplo, o tempo de entrega das mercadorias ou a prestação de serviços poderá ser acelerada devido à compensação mais rápida do pagamento.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com