Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boletos vão poder ser liquidados no mesmo dia de pagamento ainda em março, diz Febraban

A Febraban anunciou o lançamento de um novo sistema para o pagamento com boleto a partir do dia 15 de março. Entenda!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que, a partir de 15 de março, o pagamento com boleto terá a sua liquidação no mesmo dia. A alteração será válida apenas para parte da compensação interbancária da cobrança de boleto, sendo que outra parte seguirá em até um dia útil após o pagamento.

A medida é resultado de alterações da Febraban para modernizar o sistema de pagamento por boletos bancários. Porém, o órgão destaca que a implantação do novo sistema demandou tempo, devido à complexidade do projeto e a sua grande abrangência. Continue a leitura!

Como a mudança no pagamento com boletos irá beneficiar o cidadão?

Pessoa realizando o pagamento de um boleto pelo celular
Imagem: Kmpzzz / shutterstock.com

De acordo com a Febraban, a mudança proporcionará maior agilidade na compensação dos boletos e favorecerá o consumidor. No entanto, o órgão lembra que o repasse financeiro para o cliente credor ainda dependerá do contrato firmado entre ele e a instituição financeira.

Na prática, isso significa que o cliente que paga o boleto poderá ter o débito computado no mesmo dia, mas o fornecedor ou prestador de serviço, o cliente credor, continuará recebendo o débito conforme o prazo estipulado em sua relação contratual com a instituição financeira.

Saiba mais sobre a modernização do sistema

A modernização do sistema de pagamento de boletos faz parte de um projeto mais amplo da Febraban, que visa trazer maior eficiência e segurança para esse meio de pagamento, bastante popular entre os brasileiros. Originalmente, a previsão era de que o novo sistema entrasse em vigor em janeiro deste ano, mas a complexidade do projeto adiou o lançamento.

Veja também:

Motoboys se posicionam contra a PL dos apps de Lula

Porém, apesar do atraso, a entidade sustenta que a implementação do novo sistema trará benefícios tanto para o cidadão que paga quanto para aquele que recebe os valores. Assim, ele irá contribuir para a melhora da experiência de ambos com o sistema bancário.

Imagem: Kmpzzz / shutterstock.com