Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: governo dá início a desbloqueio de famílias unipessoais; saiba mais

As famílias unipessoais do Bolsa Família já podem comemorar, pois o governo deu início ao desbloqueio do benefícios para esses beneficiários

As famílias unipessoais, ou seja, formadas por apenas uma pessoa, que dependem do Bolsa Família e que realizam a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até o dia 15 de março de 2024, já podem comemorar, pois o governo federal deu início ao desbloqueio do benefícios para esses beneficiários.

Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) juntamente com a CAIXA Econômica Federal está agilizando o processo de revisão das informações. Assim, esse procedimento abre portas para a liberação das parcelas que ficaram retidas nos meses anteriores.

Como saber se terei meu benefício desbloqueado

Portanto, para as famílias unipessoais que atualizaram seus dados no CadÚnico até o dia 15 de março de 2024, a resposta se o benefício foi desbloqueado será dada a partir do dia 9 de abril, com a atualização do aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS) e o Portal do Cidadão da Caixa, será possível fazer essa consulta de maneira rápida e descomplicada. 

Veja também:

FGTS: 70% dos trabalhadores não querem o fim do saque-aniversário

Assim, com a liberação do benefício, as parcelas retroativas estarão disponíveis no CAIXA Tem (disponível para Android e iOS) a partir do mês de abril. No entanto, é importante destacar que as famílias que atualizarem seus dados após o dia 16 de março terão que esperar até a folha de maio para verem seu benefício liberado.

Pessoa segurando o novo cartão do Bolsa Família.
Imagem: Reprodução/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Calendário Bolsa Família – abril

Por fim, confira quando ocorrerá o pagamento do Bolsa Família em abril, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário titular:

Último dígito do NISData do Pagamento
117 de abril
218 de abril
319 de abril
422 de abril
523 de abril
624 de abril
725 de abril
826 de abril
929 de abril
030 de abril
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome