Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: governo divulga calendário de pesagem; confira

Atenção, beneficiários do Bolsa Família! A pesagem obrigatória para receber o benefício está em andamento. Confira cronograma

A Prefeitura de Ilhéus, na Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), informa que a pesagem obrigatória dos beneficiários do Bolsa Família para o primeiro semestre de 2024 já está em andamento. Assim, a ação visa garantir o acompanhamento do desenvolvimento das crianças e adolescentes inscritos no programa e é fundamental para o recebimento do benefício.

Dessa forma, a pesagem é uma das condicionalidades do Bolsa Família relacionadas à saúde, que deve ser cumprida semestralmente. Assim, beneficiários que não realizarem a pesagem podem ter seus auxílios suspensos. Veja mais detalhes!

Pesagem obrigatória

Portanto, devem realizar a pesagem obrigatória do Bolsa Família:

  • Crianças e adolescentes de até 7 anos de idade;
  • Gestantes;
  • Mulheres de 14 a 45 anos.

Assim, os beneficiários devem ir à unidade de saúde à qual estão vinculados, portando RG, CPF, cartão do SUS, número do NIS e, se aplicável, a caderneta de vacinação e a caderneta de gestante. A pesagem é crucial para monitorar a saúde dos beneficiários e garantir a continuidade do apoio financeiro do governo. 

Veja também:

Apple anuncia que fará doação para ajudar o RS; saiba mais

Dessa forma, o acompanhamento deverá ocorrer até dia 30 de junho. Consulte a lista completa de UBSs e seus horários de funcionamento no site da Prefeitura de Ilhéus. Além disso, em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone (73) 3634-6900.

Fita métrica em primeiro plano. Ao fundo, pés humanos sobre uma balança
Imagem: VGstockstudio/shutterstock.com

Outras condicionalidades do Bolsa Família

Além disso, confira as demais condicionalidades para manter o pagamento do Bolsa Família:

Educação

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica: frequência escolar mínima de 75%.

Saúde

  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Toda família: cumprir o calendário nacional de vacinação.

Enfim, cumprir com a pesagem e demais exigências do programa não apenas ajuda a evitar a suspensão do benefício, como também assegura a manutenção da saúde das famílias beneficiadas, proporcionando um acompanhamento regular e preventivo.

Imagem: VGstockstudio/shutterstock.com