Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: governo suspende inspeção e revisão cadastral NESTES municípios

Governo federal suspende inspeção e revisão cadastral do Bolsa Família nestes municípios até dezembro. Saiba mais!

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no início de maio de 2024 causaram um cenário de calamidade pública no estado. Assim, diante da situação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a suspensão das inspeções e revisões cadastrais do Bolsa Família no RS até dezembro deste ano.

Dessa forma, a medida tem como objetivo evitar que famílias que já sofreram com as inundações sofram ainda mais pela interrupção do benefício. O governo federal estima que mais de 252 mil famílias no estado haviam sido convocadas para regularizar seus cadastros até maio. Veja mais detalhes!

Pagamentos do Bolsa Família

Portanto, com a suspensão das inspeções e revisões, os pagamentos do Bolsa Família serão normalizados para todas as famílias beneficiárias no Rio Grande do Sul. Além disso, o governo federal também definiu a quebra do escalonamento do calendário do programa, permitindo que todos os beneficiários do estado possam sacar o dinheiro no primeiro dia de pagamento, 17 de maio.

Veja também:

Renegociação de dívidas para pequenos negócios começa hoje; saiba como

Dessa forma, o governo federal reitera seu compromisso em garantir a proteção social das famílias brasileiras, especialmente em momentos de crise. Assim, as medidas anunciadas para o Rio Grande do Sul visam minimizar os impactos das fortes chuvas e garantir que a população afetada tenha acesso à assistência social necessária.

Mão feminina segurando cartão do Bolsa Família
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Outras medidas de apoio às vítimas das enchentes

Por fim, além da suspensão das inspeções e revisões cadastrais do Bolsa Família, o governo federal também está tomando outras medidas para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Entre elas, estão:

  • Desbloqueio do benefício para 18 mil famílias;
  • Reversão do cancelamento do benefício para outras 10 mil famílias;
  • Suspensão da interrupção do pagamento do Bolsa Família para famílias com pendências no CPF;
  • Liberação de recursos para a compra de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade básica;
  • Apoio à reconstrução de casas e infraestrutura danificada pelas chuvas.

Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome