Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família não caiu na conta? Veja o que pode ser feito

Saiba por que seu Bolsa Família pode estar liberado, mas ainda não ter sido depositado em sua conta. Entenda os possíveis motivos agora.

Se você está se perguntando por que seu Bolsa Família está liberado, mas o valor ainda não caiu em sua conta, existem algumas razões pelas quais isso pode estar acontecendo. Neste artigo, vamos explorar os possíveis motivos para esse cenário e o que você pode fazer para resolver essa questão.

Assim, o primeiro passo é verificar as datas de pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamentos é divulgado pelo Governo Federal e varia de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário titular. Dessa forma, certifique-se de que a data de pagamento para o seu NIS já tenha ocorrido. Saiba mais!

O que pode fazer se o Bolsa Família não caiu na conta

Além disso, é importante também verificar se os dados bancários cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) estão corretos. Assim, caso haja algum erro nos dados da conta bancária, o depósito do Bolsa Família pode não ocorrer. Dessa forma, acesse o app do CadÚnico (disponível para Android e iOS) e verifique se as informações estão atualizadas e corretas.

Ademais, outro motivo comum para o Bolsa Família estar liberado, mas não cair na conta, são possíveis pendências no CadÚnico. Assim, havendo alguma inconsistência nas informações fornecidas durante o cadastro, o benefício pode ficar retido até que as pendências sejam resolvidas. 

Dessa forma, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para verificar se há alguma pendência em seu cadastro.

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Pagamento no CAIXA Tem

Por fim, em alguns casos, pode ocorrer um atraso no processamento do pagamento do Bolsa Família. Isso pode acontecer devido a questões técnicas ou operacionais. Se todos os seus dados estiverem corretos e não houver pendências no cadastro, pode ser necessário aguardar alguns dias adicionais para que o pagamento seja processado.

Veja também:

Veja 6 passos para o Nubank liberar R$ 5 mil para você

Assim, para consultar o pagamento no app CAIXA Tem basta seguir os passos abaixo:

  • Abrir o aplicativo CAIXA Tem (disponível para Android e iOS);
  • Inserir seu CPF e senha;
  • Na tela inicial, clicar em “Extrato”.
  • Selecionar o período que deseja consultar;
  • Clicar em “Consultar” para visualizar o extrato.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com