Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família pode liberar 30% do valor para pagar crédito consignado

0

Ao buscar promover a emancipação financeira e o empreendedorismo, o novo Bolsa Família pode gerar o endividamento dos mais pobres. O governo estuda liberar que até 30% do valor do benefício possa ser descontado na fonte, para pagar os empréstimos consignados. Essa proposta está em uma minuta da MP. 

Bolsa Família pode liberar 30% do valor para pagar crédito consignado

O novo Bolsa Família é uma plataforma política, para tentar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022. O valor médio do benefício, ainda depende de cálculos que estão em análise. Isso ocorre, após o presidente pedir o aumento do benefício para o valor de R$ 300. 

De acordo com a proposta, o pagamento das parcelas do empréstimo concedido por bancos pode ser descontado quando “expressamente autorizado pelo beneficiário até o limite de 30% do valor do benefício”. Em suma, cabe ao Ministério da Cidadania decidir quais as condições do crédito, e quais os critérios para a realização dos acordos. 

O empréstimo consignado compõe uma estratégia do governo de dar uma porta de saída das pessoas do programa, uma emancipação. A intenção é que o empréstimo pode permitir ao beneficiário do Bolsa Família, comprar produtos para empreender e se sustentar

Segundo o texto da MP, a ideia do Ministério da Cidadania é estimular a concorrência na oferta de crédito consignado aos beneficiários do Bolsa Família. Dessa forma, a MP dá liberdade ao beneficiário de escolher em qual banco deseja receber e contratar o seu empréstimo. Porém, a Caixa sai na frente nessa corrida, já que abriu as contas digitais para pagar o benefício.

Por fim, a proposta do empréstimo do Bolsa Família já tem críticos, como é o caso de Rogério Barbosa, sociólogo e professor da UERJ. Ele diz que “Não consigo entender de que forma um programa de transferência de renda possa ser uma porta para uma dívida”.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Cassiano Correia/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...