Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

China invade metalúrgicas brasileiras

Resultados das companhias podem ser impactados após China “invadir” metalúrgicas brasileiras. Leia para entender a situação!

A desaceleração da economia chinesa pode impactar a indústria metalúrgica brasileira. Isso porque grandes siderúrgicas da China estão “invadindo” o Brasil com a exportação de aço.

Com o crescimento abaixo do esperado e o setor imobiliário em crise no país asiático, o aço chinês chega em terras brasileiras diante de uma forte onda de exportação que poderá impactar no mercado nacional. Siga na leitura para saber mais sobre a situação.

Exportação do aço da China cresce e impacta metalúrgicas brasileiras

Dois homens trabalhando em metalúrgica.
Imagem: Somchai_Stock / shutterstock.com

Empresas nacionais como CSN, Gerdau e Usiminas já estão sendo afetadas por conta do alto volume de exportação de aço chinês. Diante da situação, os executivos das companhias realizam esforços para que o governo federal passe a aumentar as tarifas de exportação. 

Veja também:

Bolsa Família pode ter um novo requisito obrigatório; confira

Com material sobrando por conta da desaceleração do mercado no país asiático, a exportação foi a alternativa encontrada pelo mercado chinês. Cabe destacar que o aço da China é subsidiado, impossibilitando que as companhias nacionais se mantenham competitivas.

Outro ponto evidenciado pela indústria brasileira é a possibilidade da “invasão” do aço chinês no país resultar na necessidade de uma onda de demissão de funcionários por parte das metalúrgicas brasileiras.

Saiba mais sobre a situação

Estima-se que o número de importações do aço da China na indústria metalúrgica brasileira tenha crescido quase 50% no ano. Atualmente, a China é o maior fabricante de aço do mundo. No ano de 2022, das dez maiores produtoras do material da indústria mundial, seis eram chinesas. 

Em setembro, o governo federal havia antecipado o aumento das tarifas de importação de produtos ligados ao setor. Na ocasião, a medida agradou as siderúrgicas nacionais, mas ainda há a cobrança de outras medidas diante da entrada desenfreada de aço chinês no país.

Toda a situação impacta nos resultados, ameaça postos de trabalho e gera queda nas ações das companhias nacionais.

Imagem: Somchai_Stock / shutterstock.com