Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família realmente será suspenso?

Mensagens sobre a suspensão do Bolsa Família por 60 dias nos próximos meses circularam nas redes. Saiba a verdade!

O novo Bolsa Família deve ser apresentado pelo novo governo a partir do mês de fevereiro. Com a proximidade, informações descontextualizadas passaram a circular nas redes sociais sobre uma possível suspensão do programa por um período de 60 dias. 

A notícia surgiu por conta de uma fala da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, em uma entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, que afirma que entre os meses de fevereiro e março, algumas famílias podem ter o benefício cancelado. 

Como citado acima, isso não passa de um boato falso para gerar tensão nos brasileiros. A interrupção nos depósitos do Bolsa Família só deve acontecer para os cidadãos que apresentarem irregularidades na inscrição no Cadastro Único.

Averiguação do Cadastro Único

A averiguação do Cadastro Único já foi iniciada pela nova gestão do governo, com o intuito de identificar possíveis casos de fraude na plataforma entre as famílias que são atendidas pelo Bolsa Família.

Além disso, outro intuito é localizar os cidadãos que atendam aos critérios do programa mas ainda não recebem a quantia mensal, para que sejam adicionados na folha de pagamentos do auxílio social.

A fala da ministra na entrevista se referia a esse procedimento de análise que está em curso e deve ser concluído nos próximos meses. Não haverá nenhum tipo de suspensão nos depósitos do programa futuramente. 

Atualização de informações do Bolsa Família

Vale lembrar que, para manter os pagamentos referentes ao Bolsa Família, as famílias devem estar atentas às informações que constam no CadÚnico. Em casos de desatualização, é preciso regularizar a situação na plataforma. 

Com a reformulação realizada atualmente, alguns brasileiros serão convocados para ajustar os dados e evitar a interrupção do pagamento. 

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, cerca de 10 milhões de famílias estão com dados irregulares no cadastro. 

Por fim, vale destacar que a situação cadastral pode ser consultada facilmente pelo aplicativo do Cadastro Único ou do Caixa Tem. Ambos são gratuitos.

Imagem: Cassiano Correia / shutterstock.com