Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: saiba como desbloquear para receber todas bonificações do benefício

Desbloqueie o Bolsa Família e aprenda a manter seu benefício ativo. Saiba mais sobre bonificações e atualizações no cadastro

Uma das ações mais críticas para manter o benefício do Bolsa Família ativo é a atualização constante do cadastro. Pois, é através dessa atualização que o governo tem a capacidade de avaliar corretamente a situação de cada família, garantindo que o auxílio chegue a quem realmente precisa. 

Dessa forma, mudanças como alteração de endereço, composição familiar ou renda são alguns dos aspectos que necessitam de uma pronta comunicação ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Veja mais detalhes!

Condicionalidades do Bolsa Família

Além de manter os dados do CadÚnico atualizados, é preciso que a família beneficiária do Bolsa Família cumpra algumas condicionalidades do programa social, sendo elas:

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica: frequência escolar mínima de 75%;
  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Crianças menores de 7 anos: fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura) e cumprir o calendário nacional de vacinação.
Mão segurando celular com a logo do Bolsa Família.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O que fazer em caso de bloqueio do benefício?

Portanto, ao se deparar com um bloqueio do Bolsa Família, o primeiro passo é verificar as possíveis razões junto aos órgãos responsáveis, como o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). E, assim, regularizar pendências, sejam elas documentais ou de não cumprimento das condicionalidades.

Além disso, é sempre válido buscar orientação e esclarecer dúvidas provenientes do processo de administração e manutenção do benefício. Locais como os CRAS e Secretarias Municipais de Assistência Social são pontos de apoio aos beneficiários, oferecendo todo suporte necessário para a resolução de dúvidas ou problemas com o Bolsa Família.

Lembrando sempre da importância de agir de maneira preventiva, mantendo todos os dados e condicionalidades em dia para que os benefícios do Bolsa Família sejam recebidos em sua totalidade.

Imagem: rafapress / shutterstock.com