Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro bate o martelo sobre a volta do horário de verão em 2023

Confira a decisão de Bolsonaro a respeito do horário de verão e veja quais são as vantagens oferecidas por esse recurso.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na última sexta-feira (9) que os brasileiros não terão horário de verão em 2023. A afirmação foi feita com exclusividade à CNN em Axixá (TO), uma das cidades em que fez campanha. 

“Esse é o nosso terceiro ano sem o horário de verão. Ele veio para ficar. Horário de verão nunca mais. É bom para todo mundo. A sociedade já se adaptou a esse fim do horário de verão que mexia e atrapalhava a vida da maioria da população brasileira. É uma ação simples, um decreto nosso. Mas de grande repercussão até para a produtividade do trabalhador brasileiro”, destacou o presidente.  

Horário de verão

Primeiramente, vale destacar que o horário de verão surgiu no Brasil em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas. Na época, o Diário de Notícias afirmava que essa medida traria benefícios a população, já que proporcionaria economia de energia. 

Dessa forma, nos anos seguintes a medida foi repetida sem regularidades. Contudo, a partir de 1985, ano marcado por uma seca histórica, o horário de verão passou a ser adotado anualmente, com duração e abrangência territorial definidas pelos decretos presidenciais. 

Assim, em 2008, um decreto tornou o horário de verão permanente. Mas, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu a medida. 

Reanálise do pedido 

O pedido de reanálise veio dos técnicos do Ministério de Minas Energia com o questionamento sobre o possível benefício da volta do horário de verão. Isso porque a mudança pode gerar benefícios aos consumidores de energia solar nos horários de pico. 

Assim, desde o ano passado integrantes da área empresarial de alimentação, bebida e turismo têm solicitado a membros do governo a volta da mudança de horário. 

Quais são os benefícios que o horário de verão traz? 

Confira, a seguir, quais são as vantagens do horário de verão: 

Economia de energia elétrica

Primeiramente, é possível economizar energia com o horário de verão porque há o aproveitamento da luz natural, ajudando, assim, os reservatórios hidrelétricos quando estes se  encontram em baixo nível. 

Desse modo, especialistas do setor elétrico que defendem a volta do horário de verão, argumentam que diante da gravidade de uma crise hidrelétrica, qualquer economia de energia é bem-vinda. 

Mais vendas no varejo e nos bares

Além da economia de energia elétrica, a mudança estimula as vendas de comércio e bares, já que há uma hora a mais de luminosidade. 

Segurança na ruas

Há ainda, um terceiro argumento, que é a segurança. De acordo com um estudo realizado em 2016, por pesquisadores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), os acidentes rodoviários entre 2007 e 2013 reduziram 10% nos estados em que o horário era adotado. 

Exercícios e uso de espaços públicos 

A mudança ainda faz com que mais pessoas saiam para fazer exercícios físicos no fim de tarde e proporciona o melhor aproveitamento de espaços públicos. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Zephyr_p / Shutterstock.com