Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são os impostos que o MEI precisa pagar?

O imposto do MEI foi criado de forma a facilitar a vida do empresário e não tem relação ao faturamento do negócio.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O MEI tem várias obrigações que, às vezes, não conhece; como, por exemplo, arcar com impostos. O imposto do MEI visa facilitar a vida do empresário, e não tem relação com o faturamento do negócio. E sim, com o valor do salário mínimo vigente. Sendo assim, veja abaixo quais os impostos que o MEI paga.

Quais são os impostos que o MEI precisa pagar?

O imposto do MEI foi criado de forma a facilitar a vida do empresário e não tem relação ao faturamento do negócio. E sim, ao valor do salário mínimo vigente. Sendo assim, se o MEI tiver um faturamento maior que de costume, o valor do imposto vai seguir o mesmo. Ou seja, não será obrigatório pagar por lucrar a mais.

O MEI tem a obrigação de apresentar, todos os anos, a sua Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). Já como pessoa jurídica, ele precisa ainda apresentar a Declaração Anual Simplificada do Simples Nacional (DASN-Simei).

A contribuição mensal do MEI é realizada através do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Nesse documento, se encontram os valores relacionados ao INSS, ICMS e ISS. A contribuição mensal do MEI é feita por meio do DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Nesse documento estão incluídos os valores relativos ao: INSS, ICMS e ISS. 

O que o MEI não precisa pagar?

Em geral, os impostos que o MEI não precisa pagar são:

  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • PIS/Pasep – Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • IRPJ – Imposto de Renda para Pessoa Jurídica;
  • CSLL – Contribuição Social sobre Lucros Líquidos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.