Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro pede cargo nos Estados Unidos

Em meio a polêmicas, Bolsonaro pede ajuda para importante político para ocupação de cargo nos EUA. Saiba mais sobre o assunto!

A Folha de S.Paulo divulgou, nesta terça-feira, 1° de agosto de 2023, que o ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), solicitou ajuda do governador de São Paulo, Tarcisio Freitas (Republicanos) para empregar a mãe de um de seus quatro netos.

Conforme relatado pela Folha, o capitão reformado estaria conversando, há duas semanas, com Freitas sobre a possibilidade. A beneficiada seria Martha Seillier, que assumiria posição de relevância no InvestSP dos Estados Unidos.

Em meio à reportagem, Bolsonaro negou as informações. Todavia, internamente, assessores do governador do São Paulo confirmam que o ex-presidente solicitou a indicação, alegando a ‘capacidade técnica’ para indicar a mãe de um de seus netos.

Pedido de Bolsonaro

Conforme publicação da Folha, Bolsonaro teria pedido para Martha Seillier, mulher que teve um filho com o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), ocupar posição de diretora no InvestSP nos Estados Unidos, escritório do governo do estado que busca fomentos.

Contudo, ainda que Bolsonaro desminta, assessores do governador apontaram que o pedido foi real, inclusive com o capitão reformando apontando questões técnicas para a indicação. Todavia, dentro do próprio governo de Freitas, a indicação é vista como um pedido pessoal do capitão reformado.

Dessa forma, esse é mais um caso em que Bolsonaro ‘pressiona’ Tarcísio nos últimos meses. Recentemente, o capitão reformado se indispôs com o governador devido a posições relacionadas à Reforma Tributária.

Carreira de Martha Seillier

Anteriormente à ‘indicação’, Martha atuou anteriormente em um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), função que deixou em julho deste ano. Além disso, a Martha Seillier também já ocupou posição no Ministério da Economia, atuando como secretária no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), ao lado de Paulo Guedes.

Por fim, vale destacar que a ex-nora de Jair Bolsonaro também ficou conhecida por seu posicionamento político. Inclusive, ela é a precursora do bordão “Supremo é o povo”, fala muito utilizada pelo movimento golpista em 2021.  

Imagem: Alf Ribeiro / shutterstock.com