Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro quer prorrogar corte de impostos por 2 anos; entenda

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também participou da decisão.

Nesta quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o governo vai prorrogar a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores, por mais 2 anos, até o fim de 2023. Com a desoneração, o governo vai arrecadar menos impostos de várias empresas de setores como têxtil e de calçados, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.

Bolsonaro quer prorrogar corte de impostos por 2 anos

A desoneração de impostos foi anunciada após um encontro com os representantes dos setores prejudicados com o fim da desoneração no final de 2021. O governo ainda não disse qual será o impacto esperado no Orçamento com a prorrogação.

De acordo com Bolsonaro, “reunido com a Tereza Cristina, com o Paulo Guedes e mais de uma dezena de homens e mulheres representando o setor produtivo do Brasil, resolvemos prorrogar por mais dois anos a questão que tem a ver com a desoneração da folha”. Dessa forma, as empresas não devem pagar impostos altos por mais 2 anos.

Atualmente, a permissão da desoneração de impostos da folha de pagamento, ou seja, a redução dos valores pagos em impostos sobre a folha de pagamento dos funcionários, vale até o fim de 2021. A desoneração ajuda as empresas, pois reduz os encargos trabalhistas que são pagos por elas.

Ademais, os setores que mais empregam no Brasil dizem que a redução dos impostos é uma forma de evitar o desemprego. A medida visa trocar os tributos sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre o faturamento. Hoje, as empresas podem escolher: ou pagam 20% de impostos de contribuição previdenciária sobre os salários dos funcionários, ou uma alíquota que vai de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ettore chiereguini / Shutterstock.com