Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bradesco e Google fecham parceria contra a lavagem de dinheiro

Em junho deste ano, Google e Bradesco firmaram parceria que ajudará o banco na identificação de crimes, como lavagem de dinheiro. Veja mais.

O banco Bradesco e a bigtech Google fecharam uma parceria para combater o crime de lavagem de dinheiro no Brasil, contando com apoio de Inteligência Artificial (IA). A ideia é melhorar todo o sistema de segurança bancário da instituição financeira.

De acordo com o vice-presidente de engenharia em privacidade e segurança do Google, Royal Hansen, o nível de ataques cibernéticos segue em alta e continuará crescendo, e a empresa busca, assim, formas de proteger os clientes. A parceria com o banco surgiu em junho deste ano.

Saiba mais sobre a iniciativa do Google com a parceria com o Bradesco

O Bradesco foi uma das primeiras instituições do mundo a utilizar a IA como forma de combate ao crime de lavagem de dinheiro. Com a parceria firmada com o Google, a instituição visará, por exemplo:

  • Manter a privacidade das pessoas;
  • Impedir o vazamento de informações;
  • Aprimorar a criatividade humana;
  • Proteger os clientes de “deepfakes” maliciosos;
  • Combater a desinformação.
Imagem de mão encostando em um aparelho com a aba do google aberta
Imagem: BigTunaOnline / shutterstock.com

Hansen declara que, em todo mundo, esses ataques cibernéticos aumentaram cerca de 40% em 2022, e a tendência é que sigam crescendo nos próximos anos. Ele deixou claro que no Brasil, esses ataques são altos no setor financeiro. Citando, portanto, o rasomware Conti, em que criminosos roubaram informações pessoais e exigiram pagamento de resgates.

Veja também:

Como o sistema de pontos do INSS para se aposentar funciona?

Conheça mais a tecnologia utilizada

Conforme Hansen, o Bradesco e outras instituições brasileiras estão trabalhando para utilizar a IA como parceira e, também, realizando operações utilizando de tecnologias para detectar lavagem de dinheiro. Google Cloud, Machine Learning (ML), Vertex Ai e BigQuery são algumas delas.

Isso aumentará, assim, a velocidade em que os bancos conseguirão detectar transações maliciosas e atividades suspeitas. Além disso, também vai diminuir em 60% os indícios de “falsos positivos”. Por fim, com todo o apoio e tecnologia da empresa, a instituição financeira terá mais informações e conseguirá se preparar para gerenciamento de riscos futuros.

Imagem: BigTunaOnline / shutterstock.com