Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bradesco e Itaú demonstram importante apoio ao governo

Entenda o porquê de importantes bancos estarem anunciando apoio ao governo e quais seus objetivos. Saiba mais!

Durante o FebrabanTech, realizado nesta terça-feira, 27 de junho de 2023, alguns presidentes de bancos, entre eles o Itaú Unibanco e o Bradesco, destacaram apoio ao governo em relação à pauta da Reforma Tributária.

Na ocasião, os líderes de duas das principais instituições financeiras do Brasil indicaram que essa pode ser uma “oportunidade única” para o Brasil, sendo a melhor chance em décadas. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), também se pronunciou sobre o tema.

Vale destacar que o evento foi organizado pela federação dos bancos, em São Paulo. Inclusive, Isaac Sidney, presidente da Febraban, destacou a relevância dessas empresas para o contexto.

Apoio ao governo em relação à Reforma Tributária

Conforme Octavio de Lazari Junior, presidente do Bradesco, o apoio à Reforma Tributária é relevante para o momento. Segundo Lazari, o projeto “está no forno e talvez seja a melhor oportunidade dos últimos 20, 30 anos que a gente tem de fazer uma reforma tributária que ajuste o custo das empresas brasileiras para gerir esse tributário que é extremamente elevado e que está no custo Brasil”.

Assim, o presidente do Bradesco elenca três pontos para colocar o Brasil no radar do capital financeiro global. São eles:

  • Reforma Tributária;
  • Arcabouço fiscal;
  • Taxa de juros.

Além disso, Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú, também prestou apoio ao governo em relação à pauta. Segundo Maluhy Filho, “o país está passando por uma oportunidade única e a gente tem que aproveitar essa oportunidade. Essas janelas não aparecem todos os dias”.

Outros destaques

Além da posição dos presidentes do Itaú e Bradesco, Geraldo Alckmin também participou, por vídeo, do evento. Conforme o vice-presidente do Brasil, “o setor financeiro tem sido um grande parceiro para difundirmos na sociedade brasileira a importância do novo regime fiscal e de uma reforma tributária”.

Por fim, o presidente da Febraban também prestou apoio ao governo em relação à pauta da baixa dos juros. Portanto, Isaac Sidney colocou que uma mudança na política realizada pelo Banco Central é relevante para o crescimento do país.

Imagem: M.Antonello Photography / Shutterstock.com