Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil com Estagflação: o que significa?

Aprenda o que é estagflação e descubra se o Brasil corre esse risco.

Você já ouviu falar nesse termo? A possibilidade do Brasil entrar em estagflação é iminente e tem preocupado até mesmo os mais positivos economistas.

Afinal, o que significa Estagflação? Conheça mais sobre o termo e os riscos que ele representa.

O que é estagflação?

A estagflação é o fantasma da vez! Ela sinaliza quando um país está passando por um momento de crescimento econômico lento e aumento efusivo dos preços.

É uma junção de alta inflação com estagnação econômica, que acarreta em recessão atípica e queda do Produto Interno Bruto (PIB).

Sabemos que há uma turbulência na economia mundial decorrente da pandemia Covid-19, mas a crise política e a estiagem foram fatores decisivos para agravar a situação financeira no Brasil.

Ressaltamos que o Brasil não está em estagflação, mas especialistas temem que isso possa ocorrer.

O que causa esse efeito?

John Keynes, criador da Teoria Keynesiana, diz que favorecer a oferta de crédito estimula o crescimento da economia. Porém quando o crediário é oferecido de forma demasiada, pode-se originar a estagflação.

A política de crédito acessível pode não durar para sempre, ela sempre aumenta a base monetária, ou seja, a circulação de dinheiro, que consequentemente desvaloriza a moeda, pois haverá muitas ofertas iguais.

Dessa forma, o Banco Central precisará aumentar as taxas de juros para controlar essa desvalorização, logo a população se encontra endividada e precisa refinanciar sua dívida. No entanto, esse refinanciamento ocorre em um momento de taxas elevadas, o que ocasiona falência de empresas e desemprego.

Fatores políticos que contribuem para a estagflação

Além das situações citadas anteriormente, existem também fatores políticos que colaboram para esse efeito. Conheça agora.

Política Fiscal com gastos exorbitantes

Política Fiscal é o uso de gastos das taxações que o governo faz para estimular o crescimento econômico.

A Secretaria Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) disponibiliza o Painel Prisma Fiscal, onde você pode acompanhar as arrecadações de despesas gerais do governo central. 

A elaboração do painel é mais uma medida para aumentar a transparência e o controle da sociedade sobre as ações do governo”, diz o ministério no site oficial.

Política Cambial Improdutiva

Política Cambial é explicada pelo Banco Central como “o conjunto de medidas que define o regime de taxas de câmbio – flutuante, fixo, administrado – e regulamenta as operações de câmbio”.

O Brasil adota o sistema de Câmbio Flutuante. Na prática, o Banco Central (BACEN) não se envolve nas negociações das taxas cambiais, apenas monitora e garante o funcionamento do mercado e fiscaliza o cumprimento da regulamentação.

O responsável por essa regulamentação é o Conselho Monetário Nacional (CMN), que é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional.

Política Monetária Expansionista Descontrolada 

É a política que controla a circulação de dinheiro, taxas de crédito e juros no país, feita por uma autoridade monetária. No caso do Brasil, o responsável é o Banco Central, que visa buscar o equilíbrio alterando a oferta de moedas, determinando tarifários e estimulando ou reduzindo a economia.

Por meio do Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM), o Governo e o Bacen definem metas para controlar a inflação.

Conheça as Consequências da Estagflação

A Estagflação sem dúvida abala as estruturas econômicas do país e traz consequências indesejáveis, tais como:

  • Aumento da Inflação;
  • Alto índice de desemprego;
  •  Desaceleração da economia;
  • Queda considerável nas arrecadações de impostos;
  • E, por fim, redução dos investimentos em educação, saúde, infraestrutura etc.

Última Estagflação no Brasil

Em 2015, o país ficou à mercê do caos, causado por empréstimos inconsequentes a empresas aliadas ao governo. Portanto, é importante lembrar que a economia em expansão sempre antecede o colapso. Logo, o equilíbrio é o maior desafio para o mercado financeiro.

Mas como solucionar o problema da estagflação?

Não há uma fórmula mágica para solucionar a Estagflação, mas analisando casos anteriores podemos identificar qual caminho seguir.

A atitude mais esperada por especialistas é a adoção de medidas contracionistas, como:

  • Open Market:

Atuação do Banco Central para compra e venda de títulos. Ao vender títulos públicos, se enxuga a liquidez e automaticamente diminui a inflação.

  • Redesconto:

Quando o Bacen empresta dinheiro aos bancos comerciais, mas, como punição, faz o empréstimo com taxas elevadas. Dessa forma, os bancos diminuem os créditos ao público, o que evita o aumento da inflação.

  • Depósito Compulsório:

É um saldo que limita a disponibilidade de crédito das instituições financeiras aos seus clientes. Assim, os bancos têm uma quantia menor para emprestar ao público, reduzindo a inflação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com