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Em 6 meses, Brasil registra alta de 33% nas tentativas de fraude no cartão

Os dados são do estudo Mapa da Fraude, da consultoria Clearsale.

Nos primeiros seis meses de 2021, o Brasil registrou um aumento de 32,7% nas tentativas de fraude em e-commerce. De acordo com o estudo Mapa da Fraude, da consultoria Clearsale, constata-se esse número, quando comparado ao mesmo período de 2020. Ao todo, registraram-se 2,6 milhões de tentativas de fraude, diante de 182 milhões de transações via cartão de crédito.

Em 6 meses, Brasil registra alta de 33% nas tentativas de fraude no cartão

De acordo com Omar Jarouche, diretor de marketing e soluções da Clearsale, “o e-commerce é o destaque dessas tentativas de fraudes, meio pelo qual os criminosos atuaram com força depois que a maior parte das pessoas entrou em isolamento social e passou a fazer mais compras pela internet”.

Em suma, também se observou um aumento nos valores das tentativas de fraude. Ou seja, nos primeiros seis meses de 2021, o valor é 39,5% maior, que no mesmo período em 2020. Por outro lado, o número de pedidos que não sofreu nenhuma tentativa de golpe, cresceu 22,5%. “O crescimento do e-commerce, com mais pessoas comprando e gastando mais em cada pedido, está diretamente relacionado ao crescimento das tentativas de fraude”, afirma Jarouche. 

Além disso, a categoria de produto mais fraudado continua sendo a dos celulares, os quais respondem por 5,1% das tentativas de fraude. Em seguida, aparecem os produtos eletrônicos (4,9%) e os games (4,2%). “O aparelho celular tem valor líquido muito grande no mercado secundário, podendo ser facilmente revendido para gerar lucro rápido. Por isso, ele costuma liderar a lista de produtos com mais tentativas de fraude”, cita Jarouche.

Quais os tipos de golpes mais comuns?

De acordo com o Mapa da Fraude, também é possível identificar quais os 3 tipos de tentativas de golpe mais comuns no Brasil. Em suma, são a fraude efetiva, a fraude amigável e a autofraude.

No 1º caso, o fraudador realiza a compra na loja virtual e, na hora de pagar, usa os dados roubados de um cartão de crédito de uma vítima. Devido ao fato dos dados serem verdadeiros, essa fraude se chama “fraude limpa”.

Já o 2º tipo de fraude acontece quando alguém próximo do titular usa os seus dados do cartão sem o consentimento. Dessa forma, ao não reconhecer a compra, o titular considera que caiu em uma tentativa de fraude e pede o estorno da compra. 

Por fim, a autofraude se refere a uma compra que o próprio titular faz. Ao comprar o produto com o cartão, e após receber o produto ou serviço, ele entra em contato com a administradora do cartão, para contestar o lançamento na fatura. Ou seja, finge não conhecer a dívida. 

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Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com