Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil tem quase 30 mil golpes por mês de anúncio de emprego

Muitas ofertas de emprego atrativas na verdade são obras de golpistas; veja como se proteger

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os golpes aplicados em quem procura emprego estão cada vez mais comuns. De acordo com um levantamento realizado pela OLX, foram aplicados cerca de 29 mil golpes por mês em candidatos que buscam emprego de janeiro a maio deste ano.

Dessa forma, como a procura por emprego e renda extra tem crescido, os golpistas também passaram a atuar mais nesse segmento, criando vagas falsas e atraindo candidatos com o intuito de conseguir dados, como CPF e dados bancários. Os criminosos também tentam conseguir dinheiro através de cobrança de taxas para seleções de vagas que não existem.

As abordagens são feitas em anúncios na internet, com ofertas de empregos chamativas, altos ganhos ou poucas horas de jornada e trabalho remoto. Os anúncios também são feitos via SMS ou aplicativos de mensagens, utilizando indevidamente nomes de empresas conhecidas para atrair as vítimas.

Repasse das informações

Uma pesquisa complementar realizada pela OLX com aproximadamente 1500 pessoas apontou que 46% delas haviam buscado vagas de emprego na internet nos últimos dois meses. Assim, no primeiro contato, 80% das pessoas já passaram o número do celular, 64% o e-mail e o nome completo, e 18% o número do CPF.

Em posse dessas informações, os fraudadores continuam a conversa por outros canais, em ambientes com menos segurança. Dessa forma, 56% dos entrevistados indicaram que recebem retorno por aplicativos de mensagem após se candidatarem a vagas de emprego e outros 45% por e-mail. O que mais atrai os candidatos que procuram por emprego é:

  • Carteira de trabalho assinada: 45%;
  • Carga horária: 43%;
  • Não precisar de experiência prévia: 43%; e 
  • Salário: 39%.

Golpes

A necessidade de um emprego faz com que as pessoas fiquem menos cuidadosas ao avaliarem as ofertas de trabalho e tenham mais tendência a passar informações pessoais e a pagar supostas taxas para participarem dos processos seletivos de vagas inexistentes.

“Muitas pessoas desconhecem a importância de proteger seus dados pessoais, como número de telefone, e-mail, CPF e dados bancários e acabam passando essas informações, que quando caem nas mãos dos fraudadores, podem ser utilizadas para aplicar golpes futuros, seja mandando mensagens com ofertas fraudulentas para novos golpes, ou mesmo passando por essas pessoas para abrir contas bancárias ou roubar a identidade para atrair novas vítimas”, explica Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações na OLX.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com