Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros estão desesperados para sair deste país e voltar para o Brasil; entenda o que está acontecendo

O número de brasileiros que querem sair de país europeu aumentou nos últimos anos. Saiba o motivo do retorno dessas pessoas.

Brasileiros estão no topo da lista para sair de país europeu. Nos últimos anos, houve um aumento na quantidade de pessoas que pediram ajuda para conseguir retornar ao Brasil depois de tentarem a vida no exterior. Os principais motivos são a dificuldade em conseguir empregos e o aumento do custo de vida.

Um dos destinos preferidos dos brasileiros, quando vão sair do país, é Portugal, já que existem algumas similaridades entre as duas comunidades, principalmente em relação ao idioma. Contudo, várias pessoas que foram para o país europeu acabaram pedindo ajuda para voltar.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) possui o programa Árvore, que oferece ajuda financeira para que os imigrantes possam voltar ao seu país de origem e recomeçar as suas vidas. No caso de Portugal, 400 pessoas estão na fila do programa, desse total, 308 são brasileiros.

Número de Brasileiros que pede ajuda para sair de país europeu aumenta

Desde 2021, com a pandemia da Covid-19, o número de brasileiros que pedem ajuda para sair do país português vem aumentando. Além da crise sanitária, os principais fatores envolvem a dificuldade em conseguir um emprego, o aumento da inflação e do custo de vida (principalmente dos aluguéis) e as complicações para conseguir regularizar a situação em Portugal.

Veja também:

COMUNICADO IMPORTANTE para mães solteiras e famílias com crianças de 0 a 6 anos do Bolsa Família

De acordo com os números do projeto Árvore, os pedidos de retorno foram:

  • 2021: 288 pedidos com 113 pessoas voltando para o Brasil;
  • 2022: 913 pedidos com 394 pessoas voltando para o Brasil.
Pessoa segurando um passaporte brasileiro
Imagem: J.P. Junior Pereira/ Shutterstock.com

Números de 2023 indicam que situação continua

Em entrevista para o jornal O Globo, o coordenador do programa em Portugal, Vasco Malta, falou sobre a situação dos brasileiros que querem sair do país. Nas suas falas, ele afirmou que, até setembro de 2023, 607 pessoas se inscreveram para receber ajuda.

Desse montante, 228 já retornaram para o Brasil. Além disso, 77% dos imigrantes que estão na fila do programa hoje são brasileiros que querem voltar.

Imagem: J.P. Junior Pereira / Shutterstock.com