Brasileiros estão pesquisando mais antes de comprar remédios
Pesquisar os preços dos remédios está se tornando um hábito frequente entre os consumidores brasileiros. Veja mais detalhes!
A “Pesquisa anual – Comportamento do consumidor em farmácias no Brasil 2023” foi realizada pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) em parceria com a Universidade de Campinas (UNICAMP) e traz um panorama sobre os hábitos dos consumidores nas farmácias do Brasil.
O levantamento revela que houve uma queda no gasto médio dos consumidores na farmácia, passando de R$ 43,71 em 2022, para R$ 41,99 em 2023. Além disso, a pesquisa também mostra que a quantidade de itens comprados nesses estabelecimentos também teve queda, passando de 2,6 no ano passado, para 2,4 neste ano. Veja mais detalhes!
Pesquisa de preço antes de comprar remédios
Segundo o estudo, a maioria das compras de remédios (cerca de 68%) teve origem em prescrição médica. Além disso, os fatores que mais influenciam na escolha da farmácia são:
Fator da escolha | 2022 | 2023 |
Preço | 79,9% | 82,13% |
Localização | 11,4% | 10,25% |
Estoque | 4,0% | 3,40% |
Farmácia Popular | 2,4% | 2,15% |
Outros | 2,3% | 2,07% |
Diante do crescimento da influência do preço na decisão de compra, a pesquisa de preços está se tornando um hábito frequente entre os consumidores. De acordo com o levantamento, em 2022, 84,7% dos entrevistados afirmaram que não costumavam pesquisar antes de comprar remédios. Contudo, em 2023, 68,9% afirmaram que não fazem esse tipo de pesquisa.
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Fator financeiro influencia na compra
Ao serem questionados se compraram todos os produtos que pretendiam na farmácia, 10,4% dos consumidores afirmaram que parcialmente e 7,3% responderam que não compraram nenhum produto. Assim, entre aqueles que não compraram o que pretendiam, 61,8% afirmaram que o principal motivo para isso foi a falta de dinheiro. Em 2022, esse percentual era de 51,8%.
Ademais, a pesquisa mostra que 9,0% dos consumidores trocaram de categoria de medicamento ao chegarem na farmácia, sendo que 86,5% fizeram isso no intuito de economizar.
Imagem: i viewfinder / Shutterstock.com