Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros estão pesquisando mais antes de comprar remédios

Pesquisar os preços dos remédios está se tornando um hábito frequente entre os consumidores brasileiros. Veja mais detalhes!

A “Pesquisa anual – Comportamento do consumidor em farmácias no Brasil 2023” foi realizada pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) em parceria com a Universidade de Campinas (UNICAMP) e traz um panorama sobre os hábitos dos consumidores nas farmácias do Brasil.

O levantamento revela que houve uma queda no gasto médio dos consumidores na farmácia, passando de R$ 43,71 em 2022, para R$ 41,99 em 2023. Além disso, a pesquisa também mostra que a quantidade de itens comprados nesses estabelecimentos também teve queda, passando de 2,6 no ano passado, para 2,4 neste ano. Veja mais detalhes!

Pesquisa de preço antes de comprar remédios

Segundo o estudo, a maioria das compras de remédios (cerca de 68%) teve origem em prescrição médica. Além disso, os fatores que mais influenciam na escolha da farmácia são:

Fator da escolha20222023
Preço79,9%82,13%
Localização11,4%10,25%
Estoque4,0%3,40%
Farmácia Popular2,4%2,15%
Outros2,3%2,07%
Fonte: Febrafar

Diante do crescimento da influência do preço na decisão de compra, a pesquisa de preços está se tornando um hábito frequente entre os consumidores. De acordo com o levantamento, em 2022, 84,7% dos entrevistados afirmaram que não costumavam pesquisar antes de comprar remédios. Contudo, em 2023, 68,9% afirmaram que não fazem esse tipo de pesquisa.

Veja também:

Celular segue como principal meio de acesso à internet entre os brasileiros

Pessoa organizando uma prateleira de remédios em uma farmácia
Imagem: i viewfinder / Shutterstock.com

Fator financeiro influencia na compra

Ao serem questionados se compraram todos os produtos que pretendiam na farmácia, 10,4% dos consumidores afirmaram que parcialmente e 7,3% responderam que não compraram nenhum produto. Assim, entre aqueles que não compraram o que pretendiam, 61,8% afirmaram que o principal motivo para isso foi a falta de dinheiro. Em 2022, esse percentual era de 51,8%.

Ademais, a pesquisa mostra que 9,0% dos consumidores trocaram de categoria de medicamento ao chegarem na farmácia, sendo que 86,5% fizeram isso no intuito de economizar.

Imagem: i viewfinder / Shutterstock.com