Brasileiros podem perder grande benefício se não fizerem esta tarefa HOJE (18/09)
Confira aqui uma importante questão que você deve resolver hoje mesmo para não ficar sem o recebimento de seu benefício!
Os pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) devem prestar atenção! Isso porque uma burocracia obrigatória em vigor pode surpreendê-los e causar a perda de um grande benefício. Nesse contexto, é crucial que todos os segurados participem do Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG).
Assim, o segurado que tenha deixado escapar essa tarefa na primeira fase, dos dias 19 de junho a 31 de julho, precisa realizar o censo até HOJE (18 de setembro). Sendo assim, não corra o risco de ficar sem seu pagamento! A seguir, apresentaremos como você pode realizar o procedimento do Censo.
Censo RPPS-MG para segurados Ipsemg

Segundo informações do Ipsemg, os pensionistas que receberam a concessão do benefício de pensão até o dia 02 de junho de 2023 e não efetuarem o Censo estão sujeitos à suspensão provisória de seu benefício, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 48.620/2023.
Nesse sentido, caso o pensionista tiver dúvidas sobre o Censo, a Diretoria de Previdência disponibilizou uma cartilha com as principais perguntas sobre o assunto. Para acessá-la, basta clicar aqui.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento Lig Minas 155, que está disponível para ligações por telefone fixo, com tarifação de acordo com a operadora. Ademais, há opção de atendimento pelo WhatsApp, no número (31) 3501-5155, bem como pessoalmente nas unidades regionais do Ipsemg.
Veja também:
Famoso parque de diversões antecipa fechamento e encerra atividades antes do esperado
Como não perder meu benefício?
Para não perder seu benefício, você deve acessar este link para realizar o Censo digitalmente nesta segunda-feira (18). Assim, no sistema, o pensionista deve realizar a validação de suas informações cadastrais pessoais. Isso inclui nome, CPF, sexo, data de nascimento, condição de saúde, nome da mãe e endereço, além do fornecimento de números de celular e e-mail atuais.
Posteriormente, será solicitado que o pensionista responda ao questionário relacionado às categorias de dependentes. Nesta fase, entram cônjuge, companheiro, companheira, ex-cônjuge com pensão alimentícia, ex-companheiro com pensão alimentícia, ex-companheira com pensão alimentícia, filha solteira e sem renda.
Imagem: Studio Romantic / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital