Na manhã desta quarta-feira (03), a Polícia Federal fez buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação resultou na prisão de seis pessoas. Até o momento, apenas quatro nomes foram apurados pela Globo.
Busca e apreensão na casa de Bolsonaro: quem são as pessoas detidas?
Ao final da operação da Polícia Federal na casa de Bolsonaro, seis pessoas foram presas e ao menos três são próximas ao ex-presidente. Veja!
A medida faz parte da investigação a respeito da adulteração das carteiras vacinais no sistema do Ministério da Saúde. As práticas ocorreram no período de pandemia de Covid-19 com o objetivo de burlar as regras sanitárias do país e dos Estados Unidos.
A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes e está enquadrado dentro da operação “Milícias Digitais” que está em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro deve prestar depoimento ainda hoje na PF de Brasília.
Presos envolvidos com Bolsonaro
De acordo com a apuração realizada pela Globo, seis pessoas foram detidas na manhã desta quarta, sendo que quatro delas são:
- Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
- Militar do Exército, Sérgio Cordeiro, atuava na segurança presidencial;
- Policial Militar, Max Guilherme, atuava na segurança do ex-presidente;
- João Carlos de Sousa Brecha, secretário municipal de Governo de Duque de Caxias (RJ).
Os agentes federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de prisão preventiva. As ações ocorrem no Rio de Janeiro e em Brasília.
Carteiras de vacinação adulteradas
As carteiras de vacinação que foram adulteradas para a emissão do certificado de vacinação pertencem às seguintes pessoas:
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
- Jair Bolsonaro;
- Laura, filha de 12 anos de Bolsonaro;
- Mauro Cid, ex-ajudante;
- Esposa e filha de Mauro Cid.
As alterações, como citado anteriormente, tinham como objetivo assegurar a entrada do ex-presidente e de pessoas próximas nos Estados Unidos, quando a vacinação contra a Covid-19 era obrigatória.
As práticas podem configurar, pelo menos, quatro tipos de crimes diferentes. Dentre eles, corrupção de menores e associação criminosa. A PF ainda investiga a situação de outras pessoas próximas a Bolsonaro, como a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro.
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
