Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

C6 Bank dá dicas de como começar a investir em ações

O mercado de investimento brasileiro segue em expansão e, com isso, surgem muitas dúvidas acerca da compra de ações. Desvende algumas!

Em 2020, quando tinha apenas um ano de atividade, o C6 Bank alcançou 20 milhões de clientes brasileiros. Essa marca foi resultado da praticidade oferecida por meio de seus serviços.

Dentre seus recursos, podemos citar a tag do pedágio, programa de pontos e plataforma de investimento com ativos nacionais e internacionais.

Ultimamente os brasileiros vêm se interessando mais por investimentos em ações, contudo, ainda há muitas dúvidas sobre esse assunto. Para isso, o educador financeiro do C6 Bank, Liao Yu Chieh, deixa algumas dicas. Confira!

C6 Bank diz o que é preciso saber antes de começar a investir em ações

A poupança e os títulos do Tesouro Direto ou Certificados de Depósito Bancário (CDBs) chamam atenção daqueles que querem iniciar uma trajetória no mundo dos investimentos, usando sua renda fixa. Isso porque, dessa maneira, os retornos são mais rápidos. 

Contudo, em um determinado momento, nota-se a necessidade de maior rentabilidade. Portanto, os investidores passam a usar uma renda variável como um meio de investimento que pode oferecer mais diversificação. 

Mas, afinal, o que de fato é uma renda viável e o que seria essa diversificação no mundo dos investimentos? Chieh clarifica questões sobre esse e outros assuntos a respeito dos investimentos.

Dicas para diversificar investimentos 

A princípio, o educador financeiro explica que apesar do Brasil não ter um amplo mercado de compra e venda de ações, o processo é quase instantâneo.

Contudo, para obter melhores resultados, o investidor deve contar com um certo período de experiência no papel da empresa. As maiores empresas brasileiras tem uma alta liquidez. Investir a partir de uma renda variável propicia uma chance de oscilações grandes e rápidas.

É preciso lembrar-se que, em apenas um dia, toda valorização de uma empresa pode mudar, seja para melhor ou para pior. Para que seja um investidor, é necessário correr riscos e estar preparado para possíveis resultados negativos. 

Quando o investidor age a partir do princípio da diversificação, erros e acertos podem ser compensados. Ou seja, é necessário seguir à risca o ditado popular: “nunca coloque todos os ovos numa mesma cesta”. 

Quanto a isso, o educador financeiro aconselha investir no Ibovespa, pois lá as empresas brasileiras mais negociadas com um único ativo são reunidas. Outra opção indicada é o investimento em fundos de ações que abrangem diversos papéis. 

As chances de melhores resultados aumentam se o investidor agir estrategicamente. Geralmente os investidores principiantes compram ações pensando na valorização que elas terão com o tempo, mas acabam se esquecendo dos dividendos. Isto é, o lucro que a empresa repassa a seus acionistas. 

No último ano, por exemplo, a Petrobras atingiu o recorde de repasse de dividendos no Brasil. Enquanto no cenário mundial ficou em segundo lugar no ranking, o primeiro lugar foi de uma petroleira alemã. Portanto, é interessante pesquisar quais são as empresas com o maior repasse de dividendos. 

Outro ponto a ser observado com atenção diz respeito a taxas e impostos que o investidor será cobrado na compra de suas ações. É preciso analisar e colocar na balança se o preço da rentabilidade vai compensar os valores das taxas que serão pagas. 

Em alguns casos, o investidor tem que pagar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Além disso, caso haja mais de R$ 20 mil em ações vendidas em um único mês, o investidor terá que pagar também 15% do lucro líquido no Imposto de Renda.

Tipos de ações para investir

Por fim, as mais conhecidas são as ações ordinárias e as ações preferênciais. Como o próprio nome indica, os acionistas ordinários recebem depois dos acionistas preferênciais. 

No geral, não há muitas mudanças para o investidor, e uma mesma empresa pode ter mais de um tipo de ação na bolsa. Portanto, antes de concluir a compra de uma ação, é importante entender o que aquele tipo de ação pode proporcionar.

Imagem: rafapress/shutterstock.com