Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenvolvedor do Bitcoin perdeu R$ 19 milhões após ataque hacker em seus investimentos

No Twitter, desenvolvedor disse ter sido alvo de hackers e que sua chave PGP foi comprometida. Entenda mais sobre o caso nesta matéria.

O ano de 2023 não começou bom para um desenvolvedor antigo do Bitcoin. Luke Jr., conhecido por várias contribuições para a criptomoeda Bitcoin, alega que foi vítima de hackers. 

O comunicado foi realizado no Twitter e, na postagem, Luke disse que sua chave PGP foi comprometida, muitos dos seus bitcoins foram roubados e que não tem ideia de como o fato aconteceu. Ele ainda explicou que uma chave PGP é uma chave de criptografia pública, que serve para detectar a presença de malware.

A quantidade de bitcoins que Luke perdeu também é um mistério. Mas, o que se sabe é que foi uma parte significativa, já que cerca de 216 bitcoins (aproximadamente R$ 19 milhões) foram transferidos para uma outra carteira, por meio do serviço de mixagem CoinJoin. 

Vale ressaltar que esse tipo de plataforma mantém os usuários do Bitcoin anônimos e, ainda, impede qualquer tipo de rastreio. 

Segurança e desempenho da criptomoeda

Luke é um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin e, desde 2011, contribui com estratégias para aprimorar a segurança e o desempenho da moeda digital.

Naquele mesmo tweet, Luke alertou seus 55.600 seguidores, dizendo para não fazer download de Bitcoin até o problema ser resolvido. Pois, caso seja baixado, o sistema precisará ser desligado para evitar roubos de bitcoins. 

Todo cuidado é pouco nesse caso e o ocorrido serve de alerta para os demais usuários da moeda digital. Visto que, se até o desenvolvedor do Bitcoin foi roubado, qualquer um está sujeito a perder seus investimentos. 

Portanto, a recomendação é que sejam usadas carteiras frias (offline) para armazenar os bitcoins e, assim, garantir mais segurança. 

Binance irá monitorar os bitcoins roubados

Em resposta ao tweet de Luke, o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), disse que a equipe de segurança da Binance irá monitorar os bitcoins roubados, como forma de ajudar o desenvolvedor a resolver o problema. 

Desse modo,  CZ afirmou que congelará os valores, caso sejam transferidos à Binance. Aliás, diversas personalidades notáveis no universo das criptomoedas comentaram o ocorrido, oferecendo apoio para Luke. 

Acusado de mentir

Apesar das inúmeras mensagens de apoio, Luke foi acusado, por outros usuários do Twiter, de ter mentido sobre o ocorrido. O motivo de tal falácia, conforme os comentários, seria para evitar o pagamento de impostos.

Os usuários resgataram também um tweet de Luke, publicado em novembro de 2022, em que o desenvolvedor disse que o sistema estava comprometido. 

Ademais, os especialistas em segurança de criptomoeda apontam diversas teorias, na rede social. Uma delas alega que Luke pode ter sido vítima de um software com backdoor, que são códigos maliciosos que facilitam o acesso de hackers no sistema. 

Imagem: nuttapon averuttaman / Shutterstock.com