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Cabelo na comida de restaurante rende indenização de R$ 5 mil para clientes; entenda o caso

Caso de cabelo em comida gera indenização de R$ 5 mil para cliente em restaurante de São Paulo; confira os detalhes.

No ano passado, um incidente ocorreu em um conhecido restaurante de um shopping em São Paulo (SP). Um cliente encontrou um tufo de cabelo em seu prato de peixe frito, após já ter consumido parte da refeição. Indignado, ele reclamou e, embora o restaurante tenha reembolsado o valor do prato, o desagrado persistiu, levando-o a entrar com uma ação por danos morais.

Na primeira decisão judicial, o restaurante foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil ao cliente. Entretanto, o estabelecimento não concordou com a sentença e recorreu. Nesse contexto, alegou-se que o cliente poderia ter colocado o cabelo ali e que o incidente não causou danos psicológicos ou físicos.

Mulher segurando um prato e uma lupa
Imagem: Nicoleta Ionescu / Shutterstock.com

O que aconteceu nos tribunais?

A desembargadora Cristina Zucchi, encarregada de analisar o recurso, observou que o cliente de fato fez a compra no restaurante, conforme comprovado por vídeo apresentado. Ademais, ela rejeitou o argumento do restaurante, confirmando que o ocorrido com o cabelo foi uma clara falha na prestação de serviço.

Dessa forma, Zucchi concluiu que a responsabilidade do estabelecimento era inquestionável diante dos danos sofridos pelo consumidor e manteve o valor da indenização em R$ 5 mil. Além disso, a desembargadora enfatizou que, no caso de danos morais, não importa se o cabelo fora ingerido ou não.

Decisão final: quais foram as implicações?

A decisão foi acompanhada pelos desembargadores Rômolo Russo e L. G. Costa Wagner. O advogado Marcos Carvalho, do escritório Carvalhos Advogados, representou o cliente durante todo o processo, assegurando a devida proteção jurídica.

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Assim, para evitar situações similares, é essencial que os estabelecimentos sigam rigorosamente os regulamentos sanitários, proporcionando treinamento adequado à equipe e mantendo elevados padrões de higiene. Por fim, os consumidores também devem estar atentos e reportar práticas inadequadas ao se alimentarem fora de casa.

Imagem: NDAB Creativity / Shutterstock.com