Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CadÚnico: confira como ter acesso a aluguel gratuito

O auxílio aluguel tem o objetivo assegurar moradia adequada a famílias em situação de vulnerabilidade que estão no CadÚnico. Confira!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) oferece a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social o acesso a diversos programas sociais, como a isenção na conta de luz e a possibilidade de obter aluguel gratuito. 

Além disso, por meio do CadÚnico, o governo consegue identificar e fornecer suporte às famílias que mais necessitam, além de desenvolver políticas públicas voltadas a esses brasileiros. Assim, confira como obter o aluguel social.

Auxílio de Aluguel

Portanto, o auxílio de aluguel, conhecido como aluguel social, deve primeiramente ser solicitado através de inscrição no Cadúnico, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo à residência. 

Veja também:

BPC: quando o INSS pode suspender o benefício?

Assim, esse auxílio é emitido tanto por órgãos municipais quanto pelo Governo Federal, tendo como objetivo assegurar moradia adequada a famílias em situação de vulnerabilidade e àquelas atingidas por desastres naturais, como enchentes e enxurradas.

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo do CadÚnico, para ter acesso ao bolsa família.
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Quem pode se inscrever no CadÚnico

Dessa forma, para ter acesso ao aluguel gratuito, como dito anteriormente, é preciso ter inscrição no CadÚnico. No entanto, para estar no CadÚnico é preciso cumprir alguns requisitos, sendo eles:

  • Renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 706,00) por pessoa;
  • Renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 4.236,00);
  • Renda maior que três salários mínimos, contanto que estejam o cadastro vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Famílias unipessoais, isto é, pessoas que moram sozinhas;
  • Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Assim, ao cumprir os requisitos, o interessado pode realizar um pré-cadastro no aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS). E, em até 240 dias, o responsável familiar deve comparecer ao CRAS munido dos seguintes documentos:

  • CPF;
  • Comprovante de residência preferencialmente conta de luz;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento.

Por fim, clique aqui e confira quais os programas sociais que podem ser acessados por meio do CadÚnico.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com